terça-feira, 28 de setembro de 2010

Feira de Ciências 2010 - A Chave do Tamanho

Maquete - Biomas do Brasil
Maquetes sobre ambientes do Brasil
A Feira de Ciências da Escola “A Chave do Tamanho” é um projeto desenvolvido durante todo um bimestre, para viabilizar uma temática escolhida pelos alunos e mestres no intuito de incentivar o pensamento científico. Então “é tempo de ciências”, e nele trabalhamos com as crianças e adolescentes a idéia da biodiversidade.
As experiências que eles desenvolveram e apresentaram aos seus pais e convidados foi o ápice do estudo desenvolvido,  junto a todos os professores, durante este bimestre. O mais importante é que eles organizaram todos os trabalhos com os professores de todas as áreas, buscaram informações em diferentes lugares e criaram maquetes, cartazes, apresentações sobre o tema.

 
Aproveitamos para trabalhar a Dinâmica de Grupo, já que todos os materiais são confeccionados coletivamente, inclusive em casa, através de reuniões virtuais entre os participantes. A família é sempre convidada a participar, não só no processo de elaboração como também no momento da apresentação dos resultados, quando todos os pais podem ver os resultados de todos os alunos.
Os pais são também convidadados a colaborar, recebendo os colegas de seus filhos para realizarem tarefas e participando ativamemnte através de apoio nas confecções das maquetes e da camisa para o evento.
O evento contou com a participação dos alunos, familiares, equipe pedagógica e convidados, que puderam trocar informações valiosas com os alunos e participando dessa tomada de consciência do nosso papel como cidadão para cuidarmos do nosso planeta. Todos devem ajudar mudando os hábitos no dia a dia, e as dicas apresentadas na Feira são importantes para isso.  Seguem algumas delas:
Para diminuir o efeito estufa: Trocar carros por bicicletas e usar veículos públicos.
Para economizar água: Evitar banhos demorados, escovar os dentes com a torneira  desligada. Para acabar com a poluição: evitar queimadas, não jogar lixo nos rios lagos e mares as fábricas devem parar de poluir tudo em volta.
Dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais: incentivar o uso de tecnologias menos poluente.

Professor Lauro de Oliveira Lima prestigiando a Feira de Ciências 2010

Nenhum comentário: