tag:blogger.com,1999:blog-3317084724038956006.post1817039221328542667..comments2024-02-14T22:29:19.874-03:00Comments on Escola de Pais: PLANO DE EDUCACAO (comentário matéria VEJA 2171)Betahttp://www.blogger.com/profile/07587955460988992322noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-3317084724038956006.post-62595706387258237392010-07-02T11:28:43.675-03:002010-07-02T11:28:43.675-03:00Oi Beta,
A pesar de todo o teu esforço em divulgar...Oi Beta,<br />A pesar de todo o teu esforço em divulgar livre, aberta e generosamente a teoria da educação psicogenética, que por certo você expõe brilhantemente no teu blog, talvez esse seu artigo de hoje seja o mais importante, neste momento. Sim, porque de que vale uma teoria acertada, se por trás dela atua um inimigo que mina sua práxis? De quê vale um bom remédio se todos os dias nós tomamos uma dose de veneno?<br />Você tem toda razão de perguntar porquê um professor hoje está tão distante da realidade de um verdadeiro professor. Um professor certamente tem que ser um estudioso, tem que saber que sua profissão é algo muito, mas muito especial mesmo. É quase um sacerdócio. <br />Ou seja, estamos falando de amor, e não de pouco amor, mas muito. Amor às crianças, amor ao próximo, amor à humanidade. O professor deve ter consciência que dele depende o avanço do ser humano rumo a um ser inteligente, que construa uma sociedade justa, pacífica, sem preconceitos, enfim uma sociedade onde predomine a inteligência. <br />A partir do momento que um professor compreenda isso, os verdadeiros professores se aproximarão dessa invalorável profissão. Mas para que isso ocorra, a sociedade como um todo tem que participar para que esse professor esteja no seu verdadeiro lugar. <br />Mas como pode isso passar si vivemos num mundo cujos paradigmas se derivam do sistema capitalista e que, por isso mesmo, estamos obrigados todos a ganhar dinheiro seja como for? O professor também está metido nesse ciclone, nesse turbilhão, nessa corrida louca para ganhar dinheiro, se não ele morre de fome ou de desprezo pelo resto da própria sociedade, que o condena a ter seu quinhão também: quem não tem não serve para nada. Pobre professor, e ganhando o que ganha. <br />O resultado é o que se vê: um carente e quase alucinado indivíduo, ao que lhe dizem professor, sem a mais mínima consciência (nem de parte da sociedade, nem de parte dele mesmo), que corre feito um louco atrás de suas migalhas. <br />Para que essa situação mude, temos que ir mudando todo o entorno social. É imprescindível a conscientização dessa necessidade. Apesar dos nossos próprios medos, produto de uma fortíssima campanha cultural e mediática de difamação, de medo e de burla, temos, nós mesmos, que ter a coragem de desafiar a tudo isso e negar que os seres humanos são só essa massa de destruidores ecológicos, preconceituosos, bobos, que aceitam tantas guerras na maior tranqüilidade de nossas casas. <br />Temos de ter coragem de não admitir mais esse comportamento. Temos que “acomodar” outros paradigmas possíveis para o ser humano. É obvio que somos capazes de conformar um mundo inteligente, solidário, fraterno, pacífico, justo, bonito e digno. Essa é a verdadeira realidade do homem, o resto é mentira divulgada até o pescoço pela mídia e por qualquer coisa que chamam cultura, falsa cultura.<br />Nesse caso sim, vai ser moleza ser professor. Ele vai ter tempo para estudar e até para desfrutar, acompanhando o processo de desenvolvimento de crianças e jovens, dentro de uma sociedade que os admira e os apóia. E o que será mais bonito, será ver a esses alunos saírem de suas salas de aula felizes, sonhando ser professor algum dia. <br />Um beijo<br />OdoOdorico Ribeironoreply@blogger.com