tag:blogger.com,1999:blog-3317084724038956006.post3900813072724645149..comments2024-02-14T22:29:19.874-03:00Comments on Escola de Pais: Carta do Prof. Lino de Macedo a VEJABetahttp://www.blogger.com/profile/07587955460988992322noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-3317084724038956006.post-76336002905868396782010-05-18T21:21:13.670-03:002010-05-18T21:21:13.670-03:00Apenas uma ressalva: o Sr. Claudio Moura e Castro ...Apenas uma ressalva: o Sr. Claudio Moura e Castro não é mais funcionário da Faculdade Pitágoras. Ele é assessor especial da presidência do Grupo Editorial Positivo. <br />Piorou!EDUhttps://www.blogger.com/profile/00967983694963428625noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3317084724038956006.post-38735865160688758152010-05-18T13:05:00.153-03:002010-05-18T13:05:00.153-03:00Apenas um recorte (cirúrgico) sobre o que escreveu...Apenas um recorte (cirúrgico) sobre o que escreveu em sua coluna o Sr. Cláudio de Moura Castro, sob o título: “Construtivismo e destrutivismo.” (Revista Veja, 21 de abril de 2010.)<br /><br />“Desde a Revolução Industrial, sabemos que cada tarefa deve ser distribuída a quem a pode fazer melhor. Assim é feito um automóvel e tudo o mais que sai das fábricas. Na educação, também é assim. Os materiais detalhados [ele se refere aos manuais, ou seja, às apostilas] são amplamente superiores às improvisações de professores sem tempo e sem preparo.”<br />.<br />Além de articulista da Revista Veja, o Sr.Cláudio de Moura Castro é Presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, o mesmo grupo do material apostilado que insiste no recurso tradicional da aprendizagem por memorização e aplicação mecânica dos conteúdos. Daí surgem as ligações com a matéria “Salto no Escuro” que critica o construtivismo e levanta a bandeira da regressão ao método tradicional de educação criticada pelo professor Lino de Macedo.<br /><br />O Sr. Castro parece ignorar (ou ver com preocupação?) a mudança que as escolas vem buscando para se adequarem às exigências dos vestibulares mais procurados do país. O ENEM, por exemplo não mede apenas a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim a sua capacidade de refletir, de “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas, estabelecer relações de conteúdo entre as várias disciplinas e tomar decisões. Apenas para ilustrar, o manual da Fuvest 2010 – Programa de Física – assim se apresenta aos candidatos:<br /><br />“Espera-se que ele demonstre domínio<br />de conhecimento e capacidade de<br />reflexão investigativa, em situações<br />que tenham dimensão tanto prática,<br />quanto conceitual ou sócio-cultural.<br />Dessa forma, seu conhecimento físico<br />não deverá reduzir-se à memorização<br />ou ao uso automatizado de fórmulas,<br />mas deverá incluir a compreensão das<br />relações nelas expressas, enfatizando-se<br />a visão de mundo que os conceitos,<br />leis e princípios físicos proporcionam.”<br /><br />Na prática, tais mudanças na forma de avaliar os candidatos acabam repercutindo num efeito cascata, onde na ponta do processo, surge o professor que tem diante de si o desafio de levar o aluno a raciocinar sobre os conteúdos de forma que diferentes contextos e ações façam parte do processo de construção do conhecimento com significados dos alunos. Não na memória a curto prazo, mas por toda a vida. Essa percepção dos educadores vem crescendo e as mudanças nas escolas já são uma realidade, senão na prática, ao menos no planejamento. Exemplo disto é a capacitação de milhares de professores qua acontece com esse objetivo. Agora, o que me deixa preocupado é o risco de regressão, um imenso prejuízo educacional pelo impacto que esse tipo de matéria pode alcançar se não houver um esclarecimento, boca a boca e via Internet entre os educadores. Penso que o cancelamento da assinatura pelo professor Lino torna-se um ato concreto e um exemplo a ser seguido. Nada como 0,1 ponto percentual negativo para incomodar os bolsos desse tipo de gente que faz de um esgoto informativo, um jornalismo de negócios.nicoborgeshttps://www.blogger.com/profile/02197469502838616386noreply@blogger.com