terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Creche

A creche tem que ser redefinida para que se entenda sua importância. As classes mais abastadas consideram apenas um depósito de crianças. Não utilizam esse importante aparelho social porque se valem das famosas babás, achando que isso é uma formidável solução quando na realidade é um dos mais arcaicos serviços de nossa sociedade.
Para quem precisa da creche para ter o tempo necessário para se dedicar ao trabalho, a sua existência é fundamental, pelo fato de ali seu filho estar atendido por cuidadores, em segurança e bem alimentado. Mas a creche não é apenas isso. É o lugar onde todo desenvolvimento deve se iniciar. Temos ali as crianças que estão vivendo o período do desenvolvimento muito importante, que é o Sensório-Motor. É a partir desse período que todos os demais se estruturam, e se não houver uma boa base, o equilíbrio será sempre precário.
 Pesquisas em países desenvolvidos mostram a grande diferença de crianças que estiveram na pré-escola e os que não a freqüentaram. Após o sensório-motor vem o período Simbólico, que precisa da interação entre as crianças. É o período do mundo da fantasia que está em formação. O que se vivencia dentro dos lares é muito importante, mas é na escola que vai acontecer a sistematização, que não ocorre em outros ambientes até porque os pais não tem tempo para realizar esse tipo de atividade com as crianças. É aqui que precisam ser trabalhadas todas as formas de representação (imitação, dramatização, desenho etc.). Não devemos esquecer que não existe a especialização na família para cuidar das crianças, e que elas são cuidadas pelo senso comum.
A escolha da escola é de fundamental importância e é essa decisão que determinará se seu filho será, no futuro, um bom  leitor, criativo, inteligente e se estará preparado para um futuro diferenciado do que conhecemos. Devemos ter em mente que o papel da escola moderna não é somente ensinar, mas sim educar, daí a formação dos professores ser da maior importância para que possam, além de ensinar a matemática, português ou geografia, também discutir os valores morais da sociedade em que a criança esta inserida.
Lauro de Oliveira Lima sugere que pais e professores sejam especialistas em ficção cientifica para poderem prever um pouco do mundo em que as crianças vão viver. Sugiro que a função  primordial dos pais,  seja convocar outras crianças para serem amigos de brinquedo de seus filhos. As escolas, através do trabalho em dinâmica de grupo, devem provocar nas crianças a necessidade de estarem em permanente contato com outras crianças. Ajudem seus filhos a serem leitores para que, através do mundo dos livros entrem no mundo do conhecimento. Não ajudem nas tarefas ou deveres de casa, que são o desdobramento da escola e só pertencem a seus filhos. A participação dos pais na escola deve ser feita através das reuniões, atividades culturais (feiras de ciências, leitura, cultura, festas, etc.), participando através de questionamentos e acompanhamento de seu filho.

Beta

Um comentário:

Edgar disse...

Ola Beta, sou o Edgar pai da Ana.

Segue um link com a reportagem do site IG sobre o Ensino médio no Brasil, se interessar use-a.