domingo, 2 de julho de 2017

Crianças responsáveis.

Nossa sociedade vive educando às crianças como se fossem brinquedos de seus pais e responsáveis. Será que tem outra forma de educá-las? Vivo insistindo com os pais que as crianças devem ter responsabilidade. Não é possível que uma criança de 5 anos não consiga guardar seus brinquedos e deixar suas roupas em lugares adequados. O que acontece em nossa sociedade é que os próprios adultos não têm normas e passam esse recado a seus filhos.
As crianças, desde muito cedo, já convivem com aparelhos eletrônicos e quando os quebram recebem um novo. Será que não está na hora de observar o que outras culturas estão fazendo? Vejam o Japão. Desde muito cedo as crianças vão sozinhas as suas escolas e na escola são encarregadas da limpeza geral do ambiente. Em nossas escolas seria um escândalo fazer com que as crianças limpassem as áreas comuns. Deixar as salas onde trabalham, organizadas já é um grande esforço pedagógico. Imaginem olharem os banheiros. É por não serem responsáveis que jogam o papel no chão e não notam que deixaram as torneiras abertas jorrando agua. Mas chegam ao cumulo de não organizarem nem mesmo suas mochilas deixando essa tarefa para suas mães ou auxiliares que algumas famílias ainda têm. As crianças deveriam cuidar de todo seu material escolar organizando-o periodicamente. Apontar os lápis, organizar livros e cadernos...
Em casa deveriam cuidar das suas roupas, brinquedos, da organização da mesa e ajudar na limpeza em geral. As crianças não são hóspedes nas suas casas, mas parecem. A mãe se sente muito eficiente, faz tudo para seus filhos deixando-os ociosos e permanentemente brincando. Pode um adolescente ficar em seu quarto brincando e jogando com seu computador e a família (pai, mãe e auxiliares) desdobrando-se para que a casa funcione com o mínimo de organização? Um absurdo.
Estamos totalmente ligados na ideia de prolongar a infância de forma canhestra. A infância está ligada à realidade. As crianças precisam de hábitos, ordens para aprenderem a conviver na sociedade. O que provoca as neuroses é se achar o centro do universo e encontrar outros com o mesmo pensamento.

Pode uma criança de 10 anos ainda não saber fazer um simples alimento para si mesmo? Tudo é perigoso???? Não, tudo não foi experimentado pelas crianças. Basta! Acordem pais e educadores! Temos que educar as crianças para sobreviverem numa sociedade plural que muito vai a exigir delas. Temos que fazer marcos para exigir das crianças. Com que idade uma criança pode subir no elevador de sua casa sem o auxílio de um adulto? Com que idade pode ir à cozinha fazer um ovo? Com que idade pode pegar algo na geladeira para se alimentar? Parecem perguntas fáceis, mas os pais não conseguem respondê-las. Façam uma lista de mais de 10 perguntas para tornar seu filho mais independente e comecem a respondê-la.

Nenhum comentário: