domingo, 27 de fevereiro de 2011

Crianças e Alimentação

(artigo escrito levando em consideração alguns fatos narrados na Revista Época de domingo, 27 de fevereiro de 2011)

Alimentação das crianças  é  um problema permanente para pais e educadores. A obesidade invade o universo infantil. Uma coisa muito seria é a entrada dos fast-food , facilitadores em algumas coisas e complicadores em outras. O principal problema é sua interferência na  educação alimentar das crianças.
Como podemos cuidar da educação alimentar de uma criança se a família tem hábitos totalmente inadequados.
Algumas regras deveriam ser seguidas pelas famílias, para que possamos ter um ótimo resultado final na alimentação infantil.
1)    Apresentar desde cedo os alimentos separados,  para que o bebe sinta os sabores diferenciados;
2)    Apresentar os alimentos com estética;
3)    Ter horários bem determinados para a alimentação, criando hábitos; e não substituir o horário se a criança não comer;
4)    Não proibir nenhum alimento simplesmente porque não é nutritivo. Deixe a criança provar, mas tem que provar de tudo;
5)    Não enfrente a criança se ela não quer comer; você não conseguirá nada se ela não quiser;
6)    Mude o tempero e a forma dos alimentos que ela não gostou, pode estar no tempero a falta de aceitação da criança;
7)    Não aceite as chantagens das crianças, não prometa prêmios. Alimentação é algo totalmente normal e deve ganhar regularidade;
8)    A hora da alimentação deve ganhar um ritual, não deve ter outras fontes de atenção (TV, filmes, jogos, aviãozinho, brinquedos). Hora de comer;
9)    Deixar o mais cedo possível a criança se alimentar sozinha, pelas próprias mãos;
10)    Ter sempre companhia nas horas da  alimentação (família ou amigos na escola);
11)    Regular a quantidade de alimentos. Coloque o que você acha razoável, mas acriança deve regular a quantidade necessária através da ingestão, não fique insistindo para que coma mais;
12)    Nunca use a sobremesa como prêmio. Dê a ele mesmo que não tenha comido o alimento por você selecionado, mas na quantidade certa (pouco);
13)    Leve a criança ao mercado para comprar os alimentos, e posteriormente a cozinha para processá-los. É uma vivencia muito importante;
14)    Não dê alimentos a criança dormindo, apenas para suprir  deficiências que estão na sua cabeça;
15)    Nunca pergunte o que a criança quer comer; ela não tem como fazer esta escolha e fica nos mesmos alimentos. Só os adolescentes podem fazer escolha;
16)    Varie ao máximo os alimentos que oferece a criança. A coloração dos alimentos também é muito importante.
São sugestões para acompanhar o desenvolvimento das crianças quanto à alimentação. Não faça da alimentação uma guerra.
Beta

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