quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como proteger seu filho na medida certa (01)

Sensório Motor: como agir nesse período do desenvolvimento

Este e um fator determinante na vida das crianças e os pais, normalmente, não sabem o quanto proteger e em que medida. No inicio da vida as crianças estão totalmente vulneráveis e necessitadas da proteção dos que com elas convivem.  Mas gradativamente, devem ser levados à independentizacao, sendo esse um processo delicado em que os pais precisam ter noção de quando e como isso pode ser feito. A sugestão é ir deixando seu filho fazer, sozinho, tudo que ele já pode fazer. Comer, vestir algumas peças, calçar as meias e os sapatos, pentear os cabelos, etc. Não faça por ele aquilo que ele já tenha prazer em realizar. Para saber quando e ate quando deve durar esta proteção, você deve conhecer um pouco o desenvolvimento de seu filho. Observe algumas coisas sobre isso.
(vou postar em série, período a período, para que você possa identificar a fase que seu filho está passando e analisar as recomendações que faço).

Sensório Motor (nascimento ate 1 ano e 6 meses) – A criança necessita de total assistência, mas precisa que seja dada, gradativamente, alguma independência. Deixe a criança chorar pedindo o alimento quando muito bebê, porque é nesta hora que ela estará se manifestando e fazendo ligações neurônicas. Nesta primeira etapa, a atenção deve ser grande, mas a idéia de que a criança é o animal mais inteligente na escala zoológica não deve estar distante de seus pensamentos. Alimentar, fazer higiene não e só o que temos a fazer. Brinque, fale, coloque musicas para a criança ir ajustando todos os seus sistemas que estão descoordenados. Não sufoque a criança mantendo-a sempre no colo. Deixe-a em situações nas quais ela possa se movimentar. Se você sabe o nível de sua criança você estará protegendo-a.

CONTINUA NO PRÓXIMO POST

Nenhum comentário: