terça-feira, 10 de julho de 2018

Liderança Emergencial


"Para haver competição - supõe McLuhan - é preciso haver similaridade entre os adversários e objetivos coincidentes. A extrema “especialização” tornará cada ser humano tão especial e único que, em vez de competição, haverá cooperação (complementaridade). É a ideia de Dinâmica de Grupo: a especialidade é do indivíduo; a cultura é do grupo." Lauro de Oliveira Lima





Dinâmica de Grupo -------------------------------------------
   Iniciar as crianças desde muito cedo na dinâmica de Grupo vai ser a solução para uma sociedade cooperativa e muito desenvolvida. Um grupo como dizia Teilhard De Chardin  tem algo que as partes não tem. Vamos colaborar com o crescimento social ensinando as as crianças a serem colaborativas. A competição é coisa do passado e não irá florescer mais.
   Todos os novos trabalhos precisam que as pessoas vejam os outros como seus parceiros. Tudo que realizamos em conjunto tem a responsabilidade distribuída. Devemos lembrar que a Liderança é Emergencial. Cada pessoa pode ser líder em algum momento da tarefa que está sendo executada. Deixar que cada um faça o melhor que sabe é de grande importância para cada tarefa. Escrevo bem sou o escritor, desenho bem sou o desenhista, coordeno bem sou o coordenador e assim por diante.
   As crianças fazem isso naturalmente, mas a medida que crescem começam a achar que devem estar em destaque a todo momento, orientadas que foram pelos adultos que as cercam. Deixando as sociedades infantis se desenvolverem veremos as lideranças. Quem melhor joga a bola é o chefe do time e pode não ser o chefe do trabalho de geografia.

Nenhum comentário: