sexta-feira, 20 de maio de 2011

Carta Aberta para Professora


Carta aberta

Cara Professora Amanda Gurgel
Vi seu depoimento varias vezes. Ótimo denunciar. Quando a gente não corre o risco de perder o emprego, melhor ainda. Quando se ganha mais de 2.000,00 reais e não está na função, ainda mais. Sou educadora e crítica do sistema a mais de 30 anos. Meu pai, a mais de 50 vem criticando e trabalhando. Primeiro no serviço publico, ate ser aposentado pelo Ditador Castelo Branco nos idos de 1964. Depois, correndo o Brasil como “caixeiro viajante”, dando cursos onde o queriam por ter sido banido pelo golpe militar. Então acho que posso falar com isenção.

Você tem razão quanto às condições em geral das escolas e a falta de vontade política de nossos gestores, mas deixar os professores de fora e parecer que são pobres coitados tem uma grande diferença. Os professores não estão isentos. São os maiores culpados do estado em que nossa educação se encontra. Ao longo de minha vida ( e eu perguntei a meu pai que acaba de completar 90 anos, se também se havia presenciado), nunca vimos professores fazerem greve por treinamento e melhores condições de trabalho intelectual, como por exemplo a assinatura de uma revista, uma biblioteca que merecesse receber esse nome, livros atualizados e de bom nível, etc. É sempre a questão salarial, que é grave, mas não tão grave quanto o valor do salário mínimo de nosso pais. Todas as profissões que não são respeitadas são aviltadas em sua remuneração.  Logo, temos que ser bons para poder ter a sociedade nos respeitando e lutando  junto conosco . Você já notou que em todas as greves de professores a sociedade está contra a categoria? Será que estamos fazendo nosso trabalho? Por que as crianças não aprendem a ler.

Chega de desculpar o professor porque ganha mal, pois ele ganha mal porque trabalha mal. Vamos ser realistas e começar a pensar como mudar este circulo vicioso. ESTUDAR deveria ser a norma geral. Não faltar as aulas, outra norma. Não ficar cedido a outras funções outra, e assim poderia listar 10, 20 itens sobre nossos professores.

Escrevi uma matéria Professores: Promessas para 2011 e não vejo nada acontecendo. Vamos chamar atenção dos professores, ao invés de jogar toda a culpa nos gestores. Por que não tomamos “o pinhão na unha” – como se diz no nordeste- fazendo tão bem feito nosso trabalho que as atenções se voltem para nós, mas agora positivamente. Será que acreditamos mesmo que somos ótimos e que toda a sociedade esta em complô contra nós.

Por que tantos professores estão fora de suas funções? Por que os nossos alunos não nos respeitam? Ouço historias contadas por meu pai, quando estava em sala de aula em escola publica e era adorado e respeitado por seus alunos. Alunos que até hoje fazem homenagens a ele como seu eterno mestre. Será que os professores de hoje serão lembrados por seus alunos, não digo daqui a 50 anos, mas daqui a 5 anos?

Um abraço

Beta

Veja também a matéria que escrevi para os professores no início desse ano de 2011:
http://beta-escoladepais.blogspot.com/2011/01/professores-promessas-para-2011.html

Nenhum comentário: