quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Professores: Promessas para 2011.

Um novo ano esta começando e acho que é tempo de nós, professores, fazermos algumas  “promessas” para o período que se inicia. Somos a mola propulsora do desenvolvimento sustentável de uma nação. Se não nos oferecem desenvolvimento, vamos nós mesmos nos proteger e ver o que podemos. Espero que todos estejam bastante otimistas , pelo menos aqueles que ouviram os discursos de posse dos novos governantes (alguns em segundo mandato). Todos finalmente incorporaram a Educação como projeto de governo. Digo finalmente, porque já é mais do que hora para isso, e durante a campanha nenhum deles colocou a Educação no patamar necessário – provavelmente porque não dá votos.

Vou sugerir pelo menos 15 promessas focadas em nossa melhoria profissional. Cada um de nós vai precisar de muita fé e alguma força de vontade para levar adiante esses compromissos simples, mas que foram deixados de lado por muitos de nós durante tempo demais. Vamos lá para recuperar o que for possível:
1)    Prometo tirar diariamente 2 (duas ) horas para estudar. Não importa o cansaço ou as condições, vou estar dedicado a minha profissão;
2)    Vou assinar uma revista, dividindo com alguns colegas as noticias para estar atualizado e poder atender as demandas de meus alunos;
3)    Vou aproveitar todo tempo ocioso na escola  para compreender o desenvolvimento intelectual das crianças;
4)    Vou deixar o quadro (Verde ou Negro) descansar. Não vou utilizá-lo, deixando assim meus alunos trabalharem em Dinâmica de Grupo;
5)    Vou tirar pelo menos uma hora de minha semana para estudar informática. Meus alunos estão mais avançados do que eu, mas o Professor aqui sou eu;
6)    Prometo que vou conhecer todos os alunos com quem vou trabalhar para poder ajudá-los a aprender;
7)    Prometo que não vou ter preferências por um ou outro aluno;  tenho que ser imparcial e gostar de todos;
8)    Prometo desistir da profissão se descobrir que não estou à altura de tanta responsabilidade;
9)    Prometo divulgar entre meus colegas de trabalho todas as descobertas pedagógicas que eu fizer para ajudá-los a evoluir tanto quanto eu;
10)    Prometo fazer provas para meus alunos com o maior rigor, dentro do que conseguir trabalhar na sala de aula;
11)    Prometo ouvir com humildade as avaliações que meus alunos possam fazer de meu trabalho;
12)    Vou fazer uma auto-avaliação a cada semestre, para reformular a ação para o novo período educacional;
13)    Prometo que não vou privilegiar a memória dos meus alunos e sim a inteligência;
14)    Prometo que não vou ficar falando e sim deixar meus alunos discutirem, aprenderem. Sou um técnico  e não um jogador;
15)    Vou fazer de tudo para que meus alunos gostem de mim.

São meus propósitos firmes para este novo ano de forma a mudar totalmente meu comportamento como professor. Sou uma espécie em extinção, se não mudar meu comportamento.

Nenhum comentário: