sábado, 5 de junho de 2010

Algumas coisas que você deve saber sobre BULLING


O que é o bullying?
É o conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem em ambientes onde as crianças e adolescentes podem estar reunidos sem assistência.


O que leva o(s) agressor(es) a praticá-lo?
A criança ou adolescente que foge ao padrão estabelecido pelo grupo, torna-se vítima do grupo agressor. Por exemplo, criança gorda, muito magra, baixa demais, alta demais, tímida, frágil, muito intelectualizado, etc. Os agressores não perdoam. Geralmente o que ocasiona a agressão é algo que o agredido não tem como modificar para entrar no “grupo” de agressores.


Como evitar?
É fundamental que as escolas trabalhem em DINÂMICA DE GRUPO, para que cada criança ou adolescente descubra qualidades em todos os seus companheiros, independente de suas características físicas ou psicológicas. A dinâmica de grupo faz com que todos trabalhem ou brinquem com todos, independente de escolhas pessoais, que podem ser altamente preconceituosas. Outra coisa muito importante é realizar atividades para desenvolver a MORAL. Ver em Piaget “O julgamento moral na criança”, pois a moral também se desenvolve. Vai da falta de regras (ANOMIA), pelas regras vindas de fora (HETERONOMIA), para confecção de regras (AUTONOMIA). A criança ou adolescente pode apresentar sintomas psicossomáticos como dor de cabeça, enjôo, diarréia, insônia, dificuldade de concentração. Medos intensos, fobia escolar, fobia social (não quer participar de nenhum evento social), ansiedade, depressão anorexia, bulimia e tristeza. É fundamental prestar atenção aos comportamentos diferentes que seu filho venha a apresentar e conversar com ele sobre suas atividades em geral.


Como ajudar uma criança eu esta passando por isso?
Em primeiro lugar, depois de ser identificado o bullyng, apoiar a criança ou adolescente e começar o trabalho de fortalecimento do individuo agredido. É importante a escola ser comunicada para que seja feita uma avaliação do grupo onde a criança ou adolescente esta inserido. Deve ser trabalhada a Dinâmica de Grupo. Se já tiver muitos dos sintomas estabelecidos, deve o agredido ser levado a terapia, para que a ajuda seja mais rápida. A família pode colaborar muito convidando gradativamente os agressores para visitar a vitima em seu ambiente, onde ela tenha muita segurança.

Um comentário:

Luciana Bergallo disse...

Beta,

Muito obrigada por dividir tantas informações conosco.
Agradeça também ao Professor Lauro por podermos estar tendo acesso a trechos de sua obra.É tanta informação que precisa ser em doses homeopáticas para uma simples mortal como eu.
Um beijo,
Luciana.