domingo, 6 de junho de 2010

Aceleração - Vocabulário Piagetiano de Hoje


Cada fase do desenvolvimento (motor, verbal e mental) é necessária à seguinte, numa ordem construtiva sequencial. O que é importante não é a aceleração ("aceleração é um problema dos norte-americanos: eles sempre perguntam se se pode acelerar"). "Cada um tem seu ritmo e o conhecemos muito mal: o ritmo perfeito jamais foi objeto de pesquisas precisas. Ir mais depressa torna menos fecunda a possibilidade de assimilação posterior" (Piaget). Há quem chame a atenção para a diversidade das idades cronológicas em que as crianças alcançam os vários estágios. Piaget insiste em que estas datas não têm importância (o meio é que determina a idade em que cada etapa do desenvolvimento se conclui). Fundamental, diz Piaget, é que nunca há quebra da sequência (nunca e em parte alguma a conservação do volume vem antes da do peso e a do peso antes da substância). Na prática escolar, o objetivo é ampliar a estrutura para as mais diversas situações e não acelerar a passagem de uma estrutura para a estrutura seguinte (o ideal é prolongar o m ais possível a infância).

(extraído da publicação "Conceitos Fundamentais de Piaget" (Vocabulário), do Professor Lauro de Oliveira Lima - Setembro 1980

Nenhum comentário: