quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Comunicando o Natal

A comunicação é o fator determinante do novo século. Ensinar a criança a se comunicar é muito importante e qualquer situação é oportuna para isso. Uma ótima maneira de aproveitar o Natal é estimular as crianças para que enviem mensagens para parentes e amigos, seja qual o meio que queiram ou consigam utilizar. Os antigos Cartões de Natal são muito úteis nessa hora, com suas belas ilustrações, espaço próprio para escrever a mensagem e a possibilidade da ida ao Correio para postar a mensagem, ou mesmo a atitude de entregar pessoalmente aquilo que foi escrito.
Quando não quiserem escrever em papel, não há nada de mais que o façam digitalmente. Muitos sites oferecem a possibilidade de envio de lindas mensagens temáticas, bastando para isso que a criança os visite e em poucos cliques, escolha a imagem e escreva um pequeno texto. Funciona muito bem também. O grande desafio para a enorme maioria das crianças não é o manejo digital, mas sim o que escrever, como escrever, decidir o que escrever e para quem. Tudo aquilo que faz parte da realidade da comunicação e que pode ser treinado com o estímulo do Natal.
Por último, você pode estimular a criança a conhecer as muitas formas como o Natal é comemorado pelo mundo afora, bastando para isso uma pesquisa simples na internet. Vão aparecer os muitos nomes de Papai Noel, as maneiras como o Natal é comemorado nos mais diversos países, etc. Do Brasil a Lapônia, uma infinidade de possibilidades se abre e aumenta a percepção da diversidade cultural do mundo, sendo isso extremamente útil na formação das crianças.
Por último, e ainda exercitando a comunicação no Natal, uma ótima oportunidade surge nessa época para que as crianças doem coisas que não as interessam mais. Melhor do que apenas entregar a alguém que vá distribuir é proporcionar à criança a oportunidade de entregar, ela mesma, o objeto que doou. Olhar nos olhos de quem recebe. Falar algumas palavras. Sentir a emoção do outro no momento em que ganha alguma coisa que seria impossível ter de outra forma. Tudo isso amplia a percepção de valor e qualidade nas relações.
Para que a experiência seja a melhor possível, ajude-a a selecionar livros e jogos que já não usem mas estejam em bom estado e sejam queridos. Diga que muitas crianças estão aguardando para receber essas coisas, porque não podem te-las de outra maneira. Mostre que o que não interessa a uns pode ser de grande importância para outros. Tudo, no final das contas, vai depender exclusivamente do nível mental.
Ao final de um momento como esse você terá feito um Natal maravilhoso para muita gente. Para sua criança, que terá uma dimensão maior do mundo e das pessoas e, certamente, uma lembrança inesquecível para aqueles que forem abençoados com sua generosidade.

Nenhum comentário: