Psicodiagnóstico Piagetiano

Baseados nas teorias de Jean Piaget  sobre o desenvolvimento da inteligência, estamos fazendo um trabalho de avaliação do desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos para diagnosticar e localizar em qual estrutura existem  defasagens.

Os testes com que trabalhamos foram  criados por Piaget para identificar os níveis desde o período sensório motor até as operações abstratas. Estas provas oferecem uma luz para explicar as dificuldades de aprendizagem, falta de atenção, dificuldades de leitura, entre outros problemas. O nível mental das crianças e adolescentes pode ser determinado e explicam muitas das dificuldades escolares que eles apresentam. Quanto aos adultos, explicam as dificuldades de execução de tarefas em seus trabalhos, por dificuldades no aprendizado.

Podemos avaliar as conservações básicas de superfície, número, substância, peso, volume, atomização, moral e causalidade entre outras áreas em que estejam aparecendo dificuldades.

As provas piagetianas dão a indicação de quais conteúdos as crianças e adolescentes compreendem e podem aprender, tirando muitas vezes a indicação de que estes jovens estão doentes, pois é mais comum que suas estruturas mentais estejam apenas pouco desenvolvidos .

É de fundamental importância conhecer os níveis mentais das pessoas para poder propor atividades pedagógicas e trabalho psicopedagógico. A característica fundamental das provas piagetianas é que elas são atividades bem identificadas pelos jovens, como jogos.

A família também é convidada a participar através de entrevistas, para que sejam colocadas as dificuldades apresentadas pelos jovens e discutidas alternativas de soluções para resolver problemas dessa ordem.

No âmbito das testagens de adultos, estamos trabalhando com a formulação de um sistema de identificação de competências que exigem determinados níveis mentais, preparando as baterias de testagem e principalmente buscando oferecer às empresas e organizações condições de melhor conhecer seus colaboradores e proporcionar aos mesmos condições de evolução pessoal e profissional a partir do conhecimento de seu nível mental. Ajustar demandas e recursos humanos é a meta desse trabalho.

Para maiores informações e agendamentos:
Ana Elisabeth (Beta)
Rua Salvador de Mesquita, 103
Recreio Bandeirantes
Rio de Janeiro - RJ
cep - 22795315


(21) 2437-1657
(21) 2437-6860
betasolmae@hotmail.com
betasolmae@gmail.com