sábado, 18 de outubro de 2008

Níveis de desenvolvimento, segundo Jean Piaget

TÍTULO – NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO E ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA PAIS E MESTRES BASEADAS EM JEAN PIAGET


ESTÁDIO SENSÓRIO-MOTOR


De 0 a 1 ano e 6 meses o bebê está imerso nas atividades de sugar, pegar, ouvir, olhar e coordenar estas ações entre si. Ele leva tudo a boca que é seu primeiro esquema organizado.

- A criança desloca o próprio corpo e os objetos em inúmeras experiências, repetindo circularmente a mesma ação como necessidade de acomodação;
- A linguagem começa a se manifestar através do balbucio e da ecolalia (produção espontânea e imitação de sons), passando depois para a palavra-frase, na qual uma palavra se equivale a uma frase: “água” para “eu quero água”, por exemplo. Depois começa o monólogo onde exercita a fala sem necessidade de um interlocutor;
- Nesta fase todo entendimento é prático: a criança aprende pela repetição da ação (imitação direta)

PROVAS PIAGETIANAS: Permanência do objeto, imagem mental.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Muitos objetos devem estar à disposição da criança;
- Livros e revistas para manipularem – passar as páginas
- Os jogos indicados para esse período são os que proporcionam ações repetidas como tirar e pôr, encaixar, corresponder;
- Tenha objetos de materiais diversos para que a criança faça experiência física;
- Permita a exploração de novos objetos como, por exemplo, os que produzem sons, luz e cores;
- Brinque com o corpo da criança produzindo caretas, batendo palmas, cantando e dançando;
- Ponha a disposição das crianças embalagens diversas, caixas de papelão, plástico, para que el pratique ações de colocar tirar abrir e fechar;
- Deixe sempre a disposição da criança diferentes tipos de objetos que ela possa levar a boca (primeiro esquema organizado);
- Mude bastante os objetos do quarto da criança, inclusive a posição de seu berço – para que ela construa sua noção de espaço;
- PROMOVA ATIVIDADES DE ENGATINHAR, ANDAR PARA QUE ELA CONHEÇA O MUNDO – CONSTRUÇÃO DO REAL.
ESTÁDIO SIMBÓLICO (2 a 4 anos)
O fato mais observado socialmente é o aparecimento da linguagem. Inicia-se também o jogo simbólico. Nesta etapa o homem diferencia-se de todos os animais surge a FUNÇÃO SEMIÓTICA. Função de representação.

- Fala consigo mesma o tempo todo – Monólogo;
- Aprende inúmeras palavras diariamente;
- Vive momentos, por excelência de criação;
- Aparecem os primeiros desenhos, ou seja, as garatujas e os badamecos, que são figuras humanas, onde os braços e pernas saem da cabeça. Não há preocupação em comunicar A experiênci do movimento é mais importante;
- Inventa histórias;
- Na causalidade é animista: dá vida aos objetos tornando seu mundo fantástico.

PROVAS PIAGETIANAS: Tabua de dupla entrada, Desenho, Torre.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Conte muitas histórias;
- Tenha sempre um companheiro de brinquedo para a criança
- Para ela fazer o jogo simbólico é interessante que tenha panelinhas, carrinhos, brinquedos para montar. Toda e qualquer coisa que imite a realidade traz muito proveito para sua inteligência;
- Não brinque nem exponha a criança a elementos fantasiados e maquiados pois como acreditam ser de verdade podem provocar medo;
- Trabalhar com massinha, tintas, água é fundamental pois provoca transformações;
- Leve pás balde e diversos objetos para a praia e deixe a criança construir na areia com amigos(companheiros são sempre necessários por causa do egocentrismo da criança);
- Incentive a criança a inventar fantasias (“mentiras”) pois são necessárias para a construção do seu pensamento simbólico – serão as abstrações no futuro;
- Não deixe a criança de castigo ela não tem noção de tempo: 5 minutos vão parecer 1 hora;
- Os quebra-cabeças são muito importantes para que a criança adquira as noções espaciais






ESTÁDIO INTUITIVO (4 a 7 anos)


Esta fase é o período de transição do pré-operatório para as operação concretas e abstratas.
- É a idade dos porquês. A criança pergunta sobre tudo que a cerca. Procura saber a origem das coisas e como funcionam;
- Ela acha que sabe e começa a opinar sobre todos os fenômenos físicos e naturais;
- Envolve-se em todo tipo de experiências – química ou física e participa das conversas;
- Já pode compreender muitas regras e jogar jogos simples;
- Desenha o que sabe que existe ao invés daquilo que está vendo;
- É o período em que o egocentrismo chega ao seu apogeu. Adquire aqui todos os preconceitos sociais(cor, gênero, pobreza,etc);
- Fala muito bem, dá recados mas não entende todos os conectivos lógicos;
- Não entende ainda a moral, mas segue as regras impostas pelos adultos.


PROVAS PIAGETIANAS: Tabua de dupla entrada, Medida, Conservação do número.

INFORMAÇÕES IMPOTTANTES:

- Estimule a leitura e a escrita – forneça histórias em quadrinhos;
- Leve-a junto sempre que for fazer uma tarefa como regar o jardim, lavar o carro, consertar uma torneira, trocar uma lâmpada, ir ao mercado;
- Responda os porquês (causais), mas sempre questione, estimulando assim sua inteligência e suas opiniões;
- Assista filmes, teatro junto com a criança e seus companheiros de brincadeiras;
- Estimula as brincadeiras com maquiagem, fantasias, pois são necessárias ao faz-de-conta;
- Conte muitas histórias para povoar seus pensamentos com imagens;
- Os presentes devem ser livros, quebra-cabeças, jogos com regras.



ESTADIO OPERATÓRIO CONCRETO (7 a 12 anos)


Nesta fase ocorre a aquisição das estruturas lógicas de classe, série e ordem que combinados formam o número. Fará a inclusão de classes no final do período, compreenderá através das conservações da massa, do peso e do volume e no final do período transformará este volume. Isto significa que inicia a organização do mundo agora por critérios lógicos. Não quer mais seguir as ordens dos adultos sem compreende-las.

- Sua forma de viver socialmente é o “bando” e depois o grupo inicialmente comandado por um chefe e no final por lideranças que vão passando por todos os participantes do grupo;
- Gosta de atividades como: escoteiros, aventuras, acampamentos, visitar a casa dos amigos, conhecer sua cidade;
- Sua linguagem evolui bastante no sentido da socialização, pois nesta fase fica muito tempo com os amigos. Deve conseguir o diálogo que é a forma de conversar ouvindo o interlocutor e incorporando as informações por ele transmitidas;
- Elabora brincadeiras de longa duração. É a época dos jogos de rua como bolinha de gude, pipa e de criar peixes, brincar de heróis, fazer coleções, álbuns de figurinhas;
- Entende grande número de jogos e deve ser estimulado a jogar com os amigos e quando jogo com os adultos deve ser para valer (não deixar a criança ganhar só pelo fato de ser uma criança);
- Começa a entender as piadas e o humor ganha sentido.

PROVAS PIAGETIANA: Conservação da substancia, do peso, do volume, moral.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Nas tarefas escolares de casa seja um desafiador. Não se comprometa com a aprendizagem que é papel da escola. Faça desses momentos algo de prazer para você e a criança;
- Convide os amigos para irem a sua casa, ele precisa desta convivência para seu desenvolvimento;
- Proponha experimentos científicos;
- Estimule os jogos, pois ele é capaz de aprender muitas regras e gosta de se exercitar;
- Conte histórias (mistério e aventuras são as favoritas);
- Explore os conhecimentos que já consegue expressar;
- Assine para ela qualquer revista de seu interesse é muito importante criar o hábito de leitura nesta fase do desenvolvimento.


ESTÁDIO OPERATÓRIO ABSTRATO (9/10 a 15/16 anos)


Chegou então a fase que já podemos compara-lo logicamente ao adulto, mas muito ainda tem que ser desenvolvido para que tenha pleno domínio de estas operações. Agora já manipula as operações concretas com desenvoltura e engatinha nas abstrações. Joga todos os jogos complexos que forem apresentados e do ponto de vista da socialização só quer estar com seus companheiros – GRUPO.
- Gosta de estar em grupo porque já sabe cooperar;
- Sua fala já deve ser o diálogo – conversa e entende o humor;
- Gosta de brincar, mas também tem momentos de introspecção onde quer ouvir música, ler ou falar ao telefone;
- Do ponto de vista da moral opta pelo grupo ao invés dos adultos, mesmo que sejam seus pais;
- Precisa ser estimulado a desenhar porque é muito crítico e não acha os seus trabalhos bons ;
- Precisa ser estimulado a sair para que não se isole do grupo;
- Incentive a realização de um esporte

PROVAS PIAGETIANA: Reversibilidade, Transformação de volume, Moral.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Não ajude nas tarefas escolares – não precisa de muletas;
- Converse com ele sobre todos os assuntos da atualidade e da vida afetiva, ele precisa mas acha que você não tem interesse;
- Jogue com ele sem “brincar” (xadrez, banco imobiliário, WAR, etc) tudo ele leva muito a sério;
- Vá com ele ao cinema, teatro, shopping, mercado permita que participe e peça sua participação na vida familiar;
- Assine revistas e jornais de seu interesse.

5 comentários:

Carmen Marina disse...

Olá , Beta , passei para conhecer seu blog .
Um abraço

Abelha disse...

Ótimo post!

A Internet estaa precisando de um resumo bom e prático como este! :)

Maria José disse...

É a primeira vez que visito o blog e o mais interessante é que há o conceito das fases de desenvolvimetno, características e as intervenções. Está de forma sucinta e o vocabulário acessível. Parabéns autor.

tatiana bivar disse...

Beta,amo muito tudo isso! Adoraria que meus filhos estudassem na sua escola como eu pude estudar! Parabéns pelo seu comprometimento real com a educação! Bjs, Tatiana Bivar ex aluna que ama!

tatiana bivar disse...

Beta,amo muito tudo isso! Adoraria que meus filhos estudassem na sua escola como eu pude estudar! Parabéns pelo seu comprometimento real com a educação! Bjs, Tatiana Bivar ex aluna que ama!