terça-feira, 15 de junho de 2010

Adolescência (Vocabulário Piagetiano)


ADOLESCÊNCIA

A maturação sexual desempenha um papel muito secundário no fenômeno da adolescência. O que faz a adolescência um período típico é:
a) capacidade de fazer sistemas e teorias;
b) interesse por problemas não atuais;
c) um certo sentido quimérico das concepções;
d) atitudes filosóficas, poéticas, artísticas (embora secretas);
e) pensamento formal, hipotético-dedutivo, lógico-matemático;
f) lógica das proposições.

O adolescente se torna capaz de questionar o estado das coisas (hipótese é "abertura para os possíveis"). Ler: A Juventude como motor da história. Lauro de Oliveira Lima, CEEJP, Editora Paideia.)

Um comentário:

Cacau Loureiro disse...

Olá Beta, muito boa tarde, cheguei ao teu blog através de duas pessoas que conheces bem, Cláudio Vilela e Leandro Artiaga, sou professora embora não exercite, joguei-me na literatura e estou tentando nadar nestas águas, rs, como sou blogueira achei muito interessante e edificante a tua instituição aderir "O Construtivismo de Piaget". Acredito que possamos trocar valiosas informações e experiências, parabéns pela iniciativa, pelo blog, meu forte abraço, bj!