quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fazendo seu filho gostar de estudar

Gostar de estudar é um hábito que tem que ser construído...


ESTUDAR! palavra sinistra para muitos quando devia ser um prazer. Como é que a coisa foi chegar nesse ponto não é mesmo? E são gerações achando uma coisa horrível a obrigatoriedade de estudar, pelos mais diversos motivos, mas sempre conduzindo as coisas para a impressão de que “ser descolado” é não estudar, fugir do estudo ... Assim a coisa complica, mas podemos agir no sentido oposto também e, quem sabe, no futuro, a coisa muda. E precisa mudar, senão o futuro vai ser bem complicado numa sociedade do conhecimento que evolui de maneira impressionante a cada dia.

Mas, como fazer para seu filho estudar, gostando disso? Não estamos aqui falando em fazer o “dever de casa”, mas sim ESTUDAR mesmo. Dever de casa geralmente é uma coisa maçante, uma continuação do que foi visto na escola e que não desperta o necessário interesse, sendo realmente uma “obrigação”, das piores. Para começar a estimular crianças e adolescentes a estudar, crie um ambiente propício, com material para esse fim, e monte um horário determinado e fixo, para que tudo aconteça de verdade. Não fique junto de seu filho, fazendo a tarefa com ele. Deixe que eles façam aquilo que conseguem, e o que ficar faltando tem que ser visto pela escola, que deverá verificar a sequência do desenvolvimento para poder preencher as lacunas existentes, caso hajam. A escola é a responsável pela aprendizagem, e cabe a ela criar a motivação.

Mesa, lápis, canetas, tinta, tesoura, revistas, jornais e livros alem do computador podem ser facilitadores desta atividade. Veja sempre no final do dia o que eles realizaram, não para cobra, mas para mostrar o interesse que você tem pelo que ele esta aprendendo na escola. Você sabe quais os conhecimentos que serão desenvolvidos neste ano escolar? Pergunte para estar atualizado na hora de conversar com seu filho. Comente os assuntos com noticias do dia a dia, faça comparações. Não seja “didático”, porque é muito chato quando os pais tentam ensinar, parecendo que não estão nem ai. Fale quando necessário, diretamente sobre o assunto em questão. Se você não souber, pergunte a ele, mas verdadeiramente. As crianças ficam muito irritadas quando os adultos fazem de conta que não sabem para que elas pareçam sabidas. As crianças tem muito mais consciência do que os adultos que o cercam acham. Eles notam perfeitamente quando estão sendo enganados.

Crie o habito de estudar e promova diariamente um pequeno horário para aprender coisas que não estão diretamente ligadas ao programa da escola, porque aí sim, a criança vai buscar conhecimento que diretamente ligados ao seu interesse. Assinar revistas, fazer coleções, comprar livros de interesse da criança vão ser um indicativo do que ela pode estudar. Os livros não precisam ser só de literatura, podem ser de conhecimentos específicos como: sol, lua, naves espaciais, terra, dinossauros, planetas, arvores, fenômenos, desertos, descobertas, invenções, cidades, etc... Não fique preocupado em dar assuntos. No inicio, são  temas genéricos e aos poucos vão se especializando e trocando de assunto ate ficarem generalistas. Mostre a eles apenas os caminhos dando subsídios para o estudo. Alguns programas na televisão ou mesmo pesquisa no computador podem ser elementos disparadores.

Entenda que criar um hábito leva tempo e precisa de ritmo. Não acontece do dia para a noite. Elogie e mostre a ele que esta interessado naquilo que ele  estuda.  Mostre tudo que esta acontecendo no mundo relacionado ao que ele escolheu para estudar. Coloque um mural no quarto dele ou em um corredor da casa para ele fixar noticias e fotos do que esta estudando. Todos da família deve saber do interesse dele. Não deixe de ter um quadro verde ou branco no quarto para que ele possa escrever ou fazer anotações. Sugira também um caderno de memórias intelectuais onde ele poderá anotar ou colar recortes de tudo que ele desejar sem correções ou interferência dos adultos.

Lembre que estudar é muito bom e todos podem ser estudiosos, bastando para isso  que a família crie o ambiente favorável. Não deixe a criança criar o modelo mental de que só se estuda aquilo que é imposto, porque isso engessa sua percepção do mundo.

Nenhum comentário: