Física do Movimento: Observar, medir, compreender
autora Maria Matos
Encontrei um livro que quer ensinar a física a garotada. Gostei e lendo a apresentação senti as idéias de Piaget passeando por ali. Resolvi ver com detalhes do que se tratava e levar para a Escola A Chave do Tamanho para usar algumas experiências.
É de total importância fazer os estudantes notarem que a física é a observação do real. Para Piaget, só vemos o mundo de acordo com as descobertas (a física, as invenções, a matemática) Logo, sem experimentações não se pode estudar a física.
O trabalho confirma que o laboratório tem que ser o centro da aprendizagem da física, e numa primeira leitura, pude observar que a obra está bastante centrado nas teorias de Piaget. Fiquei maravilhada com coisas que li na apresentação do livro: “A física, como toda ciência, tem sua complexidade e, para compreende-la, é preciso partir dos fundamentos mais básicos, ir do concreto ao formal através de etapas bem encadeadas”. Os alunos passam a ser os agentes da própria aprendizagem. Esta é uma idéia fundamental do método psicogenético. A retirada das aulas expositivas e o uso de situações-problema são determinantes para a mudança radical metodológica, o professor acompanha os alunos orientando-os em grupo ou individualmente.
Outra colocação que achei muito bem feita, do ponto de vista da discussão sobre a aprendizagem, ou seja, que nenhum curso deveria partir dos conhecimentos prévios, como normalmente acontece. Ainda nessa área, eu apenas retiraria dos exercícios aqueles para colocar (V) – verdadeiro ou (F) - falso por conduzir ao erro e ser uma proposta behaviorista. Para ser mais piagetiano, o ideal seria deixar que colocassem seus resultados e explicassem como conseguiram chegar a eles, fazendo assim uma Tomada de Consciência.
O que achei mais fantástico foi uma professora de física ter interesse na metodologia, não ficando fechada em seu “castelo” esperando que um milagre aconteça (alunos aprenderem sem que os professores ensinem). Torço para que tenhamos sempre, e cada vez mais, professores com a autora dessa obra, a física Maria Matos, minha amiga e mãe de André, Corina e Lia, todos ex-alunos da Escola "A Chave do Tamanho".
Nenhum comentário:
Postar um comentário