terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Papai Noel precisa existir !

Hoje as crianças são privadas de quase todos os dias especiais. Sobraram o aniversário e o NATAL como dias realmente dedicados a elas. Os adultos querem que as crianças entendam o “espírito de doação”, mas as crianças só o entendem o Natal tomando como base Papai Noel, que para eles é o símbolo desta doação.

Eles não entendem como este bom velhinho vai a todas as casas e doa presentes. Não entendem, mas acham isso perfeitamente normal.

Embora para os religiosos tenha enorme significado o nascimento de Cristo, para as crianças até os 7/8/9 anos, é impossível perceber esta simbologia e não podemos nem devemos tirar e o significado simbólico e inconsciente que a festa mágica do natal tem para elas.

Devemos estimular e deixar as crianças vivenciarem naturalmente a idéia de Papai Noel até que elas mesmas façam as perguntas que vamos respondendo, deixando que elas fechem suas conclusões. Não sejam pais “politicamente corretos”, que resolvem, em um determinado ano, dizer a criança – “Filho papai Noel não existe”. Pense: por que você diz isso sem que tenha sido feita qualquer pergunta a respeito? Para Piaget, não devemos dar informações e sim responder perguntas, e isso porque a criança só vai receber a informação que tem capacidade de entender.

Quando ela ainda não entende, acha que você é que não está entendendo. Uma criança de 4/5 anos, mesmo vendo Papai Noel em vários Shoppings  não conclui sua impossibilidade. O calor dos sentimentos antigos que ficam nessas crianças, provavelmente os tornarão, no futuro, pais que farão natais maravilhosos para seus filhos. Serão Natais repletos de magia, com certeza.

As crianças perguntam a seus pais se papai Noel existe para ouvir um “sim”, principalmente quando ouviram que ele não existe, dito por algum coleguinha. A opinião que a criança mais aceita, até o inicio das operações concretas é a dos pais. Depois começa a desconfiar que estes seus queridos não sabem de tudo e suas opiniões podem ser discutidas. Pergunte o que ele acha. Geralmente ele vai dizer que sim e você confirma. Isso é a magia do Natal. As crianças dizem que papai Noel chega pela chaminé mesmo que suas casas não tenham chaminé. Crianças muito pobres ficam na expectativa de seus presentes, pois não sabem da impossibilidade financeira que tem a sua volta. Devemos ter muito cuidado para que essa festa infantil não seja vista pelas crianças do ponto de vista do adulto. O que queremos para nossos filhos é que eles sejam felizes e Papai Noel traz essa felicidade no seu trenó com suas renas. Não devemos renunciar a um símbolo infantil para impor uma idéia abstrata (amor, solidariedade, espírito de doação, etc.). As crianças até as operações concretas (7/8/9/1/11 anos) não tem esta capacidade.
A prematura desilusão da idéia de papai Noel pode levar a criança a se tornar um adulto que verá o Natal de forma racional por toda a vida. Deixem as crianças vivenciarem esta festa. Faça o calendário natalino dando para as  crianças alguns pequenos presentes até o dia do Papai Noel. Estes presentes podem ser objetos simples, como um lápis, borracha, chocolate entre outras coisa do dia a dia, mas é uma forma de deixa-las ligadas na festa máxima.

Leve as crianças para verem os Papais Noel de rua. Para as crianças são um reforço, afirmação e confirma a onipresença desta figura tão importante. Elas, com este pensamento, não discutem como uma só figura pode trazer presentes para todas as crianças de todo o mundo.

É  Papai Noel que trouxe para o Natal a verdadeira festa infantil. Ele traz os presentes sem esperar gratidão, por isso e único. Algumas crianças podem rejeitar os presentes oferecidos por seus pais se não for exatamente o que pediram; mas de papai Noel nunca, porque  ele dá aquilo que preparou especialmente para aquela criança. É uma grande festa ir até a árvore ou na manhã seguinte ou encontrar, próximo da cama, o que papai Noel deixou.

Quando a festa era menos produzida, os pais brincavam com os filhos na noite de Natal, criando o clima de espera do Papai Noel, mas isso hoje é mais complicado. No entanto não podemos deixar a mídia atrapalhar nosso afeto e nossa deliciosa relação com as crianças. Vamos trazer Papai Noel para dentro de nossas casas com a mesma alegria e magia de outros tempos.

As crianças sabem que seus pais e familiares têm uma grande participação na festa do Natal. Eles vêem os preparativos, comidas,  assados,  tortas, tudo sendo feito em suas casas, mas esperam mesmo é a chegada do Papai Noel. Os pais podem e devem transformar o cotidiano de seus filhos em um momento maravilhoso. Façam isso, porque é o que as crianças esperam de nós.

Papai Noel representa de muitas maneiras o ultimo resíduo de uma crença antiga, de um mundo onde se doava sem esperar retorno, em que todos tinham vontade de estar com os outros e onde não se esperava troca. Então vamos tentar mante-lo mesmo que a mídia tente nos desviar disso, criando uma situação de obrigatoriedade artificial para a troca de presentes. A criança, quando descobre a não existência de Papai Noel, pode até passar a odiar a realidade. O mundo real esta sendo construído desde o pensamento simbólico 3 / 4 anos, e vai se desenvolvendo devagarinho em cada área do real. O pensamento simbólico/mágico vai sendo abandonado gradativamente e naturalmente, se for forçado,  fica no sub-consciente e, na adolescência, quando a pressão dos pais diminui sensivelmente, pode voltar para tentar compensar a perda precoce. Surgem então mentiras, coisas escondidas e outras formas de driblar a realidade.

Não devemos ficar preocupados com a ampliação do pensamento simbólico, pois a realidade é dura e vai se impor no pensamento da criança.

A função dos adultos é transformar essas fantasias em realidade para que possamos fortalecer as crianças para as tarefas da vida.

Papai Noel existe.

Beta

4 comentários:

Luciana Bergallo disse...

Adorei, Beta!
A figura do Papai Noel foi muito importante na minha infância! Fico feliz de ter tido a chance de acreditar em Papai Noel, coelhinho da Páscoa e outras figuras adoráveis.
Minha mãe e eu sempre gostamos do Natal. Até hoje adoramos decorar os cantos da casa para recebermos a família, os amigos e principalmente ele, PAPAI NOEL!!!
Feliz Natal para todos :))

Marco Mussi disse...

Ah, Beta...e o mundo que entregamos aos filhos?

Acho incrível que um pai fale do mundo 'horroroso' como se ele não tivesse, em parte, sido um dos que construiu o tal mundo que ele tanto fala mal...e ainda tira os sonhos das crianças com seu 'realismo pessimista derrotista'!!!

Imaginar e ser incentivado é uma forma de ajudar na abstração...nas multíplas possibilidades do poder mental.

E se tudo for extirpado da infância, certamente a palavra 'infância' vai perder o sentido.

Obrigado.

Rafaelle disse...

Outro dia, em um shopping, sentei numa poltrona próxima ao Papai Noel...
...ele sorriu pra mim, eu sorri p ele e fiquei por um tempo sentado ali, observando as crianças que chegavam, algumas timidas, outras se atiravam nos braços do Papai Noel...
...Independente da criança, o brilho nos olhos era o mesmo.

Poucos os adultos que passavam por ali que olhavam para o Papai Noel, nenhum com o brilho nos olhos, iguais aquelas crianças...
... eu, pelo tempo que observei ali, saí com aquele brilho nos olhos. Acho que todos os adultos deveriam visitar um Papai Noel no Shopping e prestar atenção no encanto das crianças, ali consegue se enxergar o Espirito do Natal!!!

Marco Mussi disse...

Você está certo Rafael. Desaprendemos a sonhar. E sua idéia é maravilhosa. Achamos ridículo dar-nos a oportunidade de sentir pureza. SOMOS ESPERTOS...seu comentário é muito verdadeiro e bom de ser lido no dia de hoje, quando estamos em processo de renovação.
Tudo de melhor e VIVAMOS OS SONHOS!!!