terça-feira, 3 de agosto de 2010

Professores especialmente comuns …!


Tem uma frase antiga que diz: “quando mais eu rezo, mais assombração aparece”? Estou vivendo algo mais ou menos parecido: “quanto mais eu leio, mais besteira aparece”!

Refiro-me ao “moderno” projeto de criação de PROFESSORES ESPECIAIS. Por que alguns alunos ou escolas devem ter professores especiais, na forma de melhores alunos da universidade, ganhando mais? Isso é lá solução que se dê? Ou é apenas mais uma discriminação, para tapar o sol com a peneira?
Isso é a negação do sistema educacional vigente, avalizada pelo próprio sistema, através do Estado – seu gestor maior.

Deixa uma enorme quantidade de alunos com seus professores sem formação (“o Incrível Exército de Brancaleone”) e outros com professores de elite – como se quer categorizá-los. Não é possível que ninguém na administração geral da educação note que isso é simplesmente discriminatório, dando a alguns o direito ao excelente e aos outros o que for “possível”. E serão realmente melhores os alunos de faculdades que, sem qualquer capacitação se lançariam à empreitada de ensinar?

Quando as revistas de grande circulação veiculam uma informação destas, estão achando que isso é a grande solução. Por que não trabalhamos com a realidade, em nosso país quando se trata de educação? Economia ninguém discute porque os empresários, industriais , banqueiros etc... cairiam em cima, mas em educação ninguém diz nada porque não se tem idéia histórica do problema, e o teremos cada vez mais grave.

Nenhuma economia se sustenta sem Educação, e por isso começa a faltar pessoal habilitado para diversas funções na sociedade desenvolvida, temos apenas para infra-estrutura, que não necessita de formação especial.

Devemos exigir que todos os professores sejam especiais, com alto nível de formação.
A coisa está ficando complicada, porque já temos escolas anunciando em jornais de grande circulação que estão fazendo também escolas especiais para alunos bons ou ótimos. Quem são estes alunos? São aqueles que passam em exames que nada medem. O que vale para a Era do Conhecimento é a inteligência, a capacidade de resolver problemas e não apenas saber uma porção de conteúdos que já estão estocados na internet, nos bancos de dados, etc. Não seria o caso de termos todas as escolas na categoria ESPECIAL? Sim, porque devemos considerar que todos os alunos são especiais, pois a capacidade neurônica é mais ou menos a mesma e a variação existente não traz mudanças substanciais no desenvolvimento geral das crianças.

Vamos trabalhar para mudar o conceito de escola ÓTIMA. Vamos motivar os professores a se tornarem os ótimos para não sofrerem esta discriminação que estamos vendo neste projeto copiado de um modelo americano. O antigo dogma que dizia O QUE E BOM PARA OS EUA E BOM PARA O BRASIL já era. Não é verdade! Temos projetos pedagógicos muito mais avançados, e só falta os gestores educacionais brasileiros estudarem e descobri-los.Professores especialmente comuns …!

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