sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vocabulario de hoje: BIOLOGIA (Psicologia, Sociologia e Etologia)

conhecimento construcão
equilibração hereditariedade
comportamento

"A fonte de minhas reflexões consiste em tentar traduzir em linguagem biológica tudo que digo psicologicamente (a equilibração, por exemplo, não é senão a evolução vital) e, reciprocamente, traduzir os modelos biológicos em modelos cognitivos (os biólogos costumam ocupar-se do conhecimento)." (Piaget).
É estranho que os biólogos pesquisem todos os fenômenos da organização vital menos a vida mental (o comportamento). Os fenômenos psicológicos não podem surgir do ar ou da cartola do mágico: decorrem necessariamente do desenvolvimento das estruturas biológicas (não se trata de reduzir o psicológico ao biológico, mas de determinar as filiações). O mesmo ocorre com os sociólogos que desconhecem não só o biológico, como o psicológico. Já o biólogo não tem a menor dúvida em estudar a sociedade das abelhas (colméia) e das formigas (formigueiro), mas não se acha com direito de estudar a sociedade humana.
Recentemente, apareceu uma nova disciplina científica denominada Etologia que estuda a "psicologia animal" ou "as atividades espontaneamente dirigidas para um objetivo do meio natural." Surgiu, no entanto, sua estrutura com um preconceito fundamental, na medida em que supõe que os comportamentos dos animais (e do homem?) são inatos, o que exclui a noção de construção. Piaget propõe a interdisciplinariedade no estudo dos fenômenos biopsicossociológicos. Do bioquímico passando pelo biológico e pelo psicológico até o sociológico, o que se vê é um aumento da complexidade combinatória (ver T. Chardin): a invariância das funções e as mudanças estruturais ("mobilidade crescente em busca da estabilidade frente às perturbações do meio"). O fenômeno sociológico equivale, estritamente, a uma reação química H2O, por exemplo). Neste sentido, Piaget se parece muito com a teoria da "corpusculização" de T. Chardin; cada conjunto, ao combinar-se com outros conjuntos, passa a ser um subconjunto de um conjunto maior (os próprios movimentos combinam-se em grupos e redes matemáticas). Na interação entre os indivíduos (socialização), o "outro representa, por exemplo, a ação ou operação inversa, criando o problema da co+operação (operação de conjunto). "A co+operação é, primeiramente, um problema de adaptação mútua e, posteriormente, de auto-organização (problema equivalente ao do próprio organismo). Uma das obras fundamentais de Piaget é Biologia e Conhecimento, Ed. Vozes, em que tenta rastrear a passagem do psicológico para o sociológico

(microssociologia: Ver Conflitos no lar e na Escola e Mecanismos da Liberdade, Ed. Vozes, L.O.L.). Neste plano, está o estudo da epistemologia, da moral e do direito.
LAURO DE OLIVEIRA LIMA

Nenhum comentário: