1. dar as ordens com segurança;
2. ter ordens objetivas e passiveis de serem cumpridas;
3. saber e entender a moral da criança(nível) para saber que a criança esta compreendendo o que esta sendo solicitado;
4. perguntar a criança qual e a tarefa para que ela tome consciência;
5. nunca fazer ameaças com a idéia de faltar amor para a crianca;
6. nunca deixar que a regra uma vez dada seja descumprida;
7. elogiar o que for elogiável para a criança notar que quando esta tudo ok ela e vista;
8. nunca dar atenção sempre centrado nas atividades negativas (brigando);
9. tranforme a ordem em um desafio;
10. sempre que estiver com as crianças mostre ou demonstre que gosta de estar com elas(amor).
Sempre que você estiver com a criança entenda como ela pensa, para não pedir o raciocínio do adulto. Aceite que ela tem acertos e erros e que não é um adulto em miniatura. O olhar deve ser heteronomico, isto e, as ordens vêm de fora, pois é o que a criança espera. Ela esta querendo aprender como funciona o mundo a sua volta e nós temos que lhe ensinar. Todo o clima infantil esta baseado no jogo; jogar para a criança e uma atividade altamente estimulante e de grande valor pedagógico. Todas as tarefas devem ser um jogo ou simulá-lo.
CLASSIFICACAO DOS JOGOS;
1. Jogos de ação;
2. Jogos simbólicos (teatro, dramatização);
3. jogos com regras – iniciando por jogos com poucas regras tipo- dominó, dama
4. Jogos com regras mais complexas - banco imobiliário, War, dama, dinheiro do mês. Estes jogos já envolvem muitas regras e o pensamento matemático.
5. Jogos envolvendo conteúdos sociais para serem jogados em grandes rodas tipo: adedanha, máster, são jogos onde a regra e simples e o objetivo e o conhecimento cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário