domingo, 16 de maio de 2010

O que devemos saber para educar?


O QUE É EDUCAR ?

1. Comunicar – e fundamental
2. Acreditar na criança /adolescente
3. Acompanhar a total dependência até a independência do filho
4. Saber reconhecer qualidades e defeitos
5. Ter coragem de frustrar a criança

EDUCAR É UM PROCESSO CRIATIVO, QUE MODIFICA A CRIANCA E OS PAIS EM TODOS OS SENTIDOS.

- COMUNICAR - os pais precisam ter a segurança do que comunicam a seus filhos e acolher bem as respostas; ouvir é uma forma de comunicação;

- ACREDITAR - quando os pais não acreditam em seus filhos, criam na criança um descompromisso com a verdade. Eles descobrem que vale tudo, inclusive mentir pois dificilmente serão colocados à prova. O desenvolvimento da moral fica extremamente difícil.

-DEPENDÊNCIA – as crianças são inicialmente dependentes, mas os pais devem acompanhar esta dependência e saber ir dando independência gradativamente para que o sujeito aprenda a se colocar na sociedade. Alimentar-se, vestir-se, passear com amigos, escola, higiene pessoal, são elementos que devem ser usados para esta independentização. A criança inicia toda sua atividade na ANOMIA [falta de regras], depois fica um longo período na HETERONOMIA [regras vindas de fora]. Eles querem saber o que os adultos que o cercam querem para no final do desenvolvimento (abstrações) chegar a AUTONOMIA [quando seguem as regras do que podem fazer e até mesmo tentar modificá-las]. Este período se caracteriza por grandes conflitos com os pais que não percebem que o adolescente já pode propor regras e discutir as que lhe são impostas pela família.

-QUALIDADES E DEFEITOS- os pais devem saber que a criança não é e não deve ser perfeita. Devem colocar para seus filhos que também podem errar e que tem defeitos, mas também qualidades. A criança quando nota que seus pais aceitam seus defeitos, se sentem acolhidos e conseguem conversar sobre os mesmos. As qualidades também devem ser destacadas para que não seja valorizada a negação. Só elogiar o que é elogiável. É muito importante ser verdadeiro com a criança, pois ela espera isso dos adultos que a cercam.

-FRUSTAÇÃO - é muito importante saber que as crianças na família ou na sociedade terão muitas vezes frustrações que devem ser administradas pelos pais. A frustração faz parte do desenvolvimento natural. Uma criança que não lidar com frustrações desde a primeira infância terá muitas dificuldades de se inserir na sociedade, pois perceberá o fracasso como algo totalmente particular e não como uma simples interação social onde cada um ganha ou perde. A frustração ajuda no desenvolvimento infantil e desenvolve a moral da criança.

Nenhum comentário: