ADULTO
criança
respeito
crenças
pressão
discussão
gerontocracia
"Com a linguagem, a criança descobre as riquezas não suspeitadas até então de um mundo de realidades superiores a si mesma (cultura-civilização): os adultos e os pais parecem seres enormes e fortes, fonte de atividades imprevistas e, muitas vezes, misteriosas. Estes seres onipotentes, oniscientes e onipresentes começam a mostrar seus pensamentos e suas vontades, universo novo que começa a impôr-se com brilho incomparável de sedução e de prestígio. Um "eu ideal" (superego?) é proposto ao eu da criança, e a criança começa a copiar os modelos vindos do alto. O respeito (amor mais temor faz a criança aceitar suas ordens como obrigatórias (obediência), desenvolvendo-se uma submissão inconsciente intelectual e afetiva devida à pressão exercida pelos adultos" (Piaget). Os sociólogos e politicólogos nunca estudaram esta fonte de dominação, pela sai mania obsessiva de atribuir tudo aos fatores econômicos... O adulto transmite às crianças apenas crenças, pois a reflexão provém da discussão (Janet), e os adultos não discutem com as crianças "dão ordens": (gerontocracia). O adulto não é, pois uma "boa companhia" para as crianças... Elas brincam umas com as outras; tendem a discutir e, portanto, a desenvolver a reflexão.
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