terça-feira, 1 de junho de 2010

Vocabulário Piagetiano

O Professor Lauro de Oliveira Lima publicou, em setembro de 1980, “Conceitos Fundamentais de Piaget” (vocabulário).

A complexidade da obra do epistemólogo suíço Jean Piaget exigia maiores explicações em linguagem clara, principalmente quanto aos principais conceitos que poderiam ser utilizados em Educação, razão pela qual o Professor Lauro debruçou-se nessa tarefa. O resultado é fantástico e é uma pena que não hajam mais exemplares para distribuição. Assim, a idéia agora é revitalizar o tema, proporcionando a vocês o conteúdo da obra, em pequenas doses, tendo em conta que a mesma não se encontra digitalizada, obrigando a digitação de cada uma das partes aqui postada. São mais de 200 páginas de excelente material de estudo sobre Piaget. No entanto, acredito que o esforço vai valer o esforço, pois seria uma pena perdermos tal conteúdo.

Hoje, como primeira parte, estamos postando o conceito de Ação (Atividade). Boa leitura.




AÇÃO (Atividade)
"No começo está a ação...". A vida psicológica é, simplesmente, a atividade (comportamento) do organismo interiorizada (a) primeiro em representação (intuição) e (b) depois em operação (pensamento hipotético dedutivo, lógico matemático ou formal. Toda ação, evidentemente, é acompanhada de atividade neuroquímica e elétrica dos neurônios. Se imaginássemos esta atividade cerebral sem a respectiva atividade motora (sem gestos), teríamos uma idéia aproximada do que seja o pensamento (o pensamento é sempre acompanhado de atividade motora residual, sobretudo dos olhos). A ação pode aparecer, também, como verbalização (lógica das proposições). Toda ação tem (a) uma estratégia (forma, modelo) e (b) um tônus (modalidade, intensidade. Fala-se portanto em (a) ação sensório motora, (b) ação verbal, (c) ação mental (simbólica ou operatória). Como a ação tende a organizar-se segundo modelos matemáticos, pode-se identificar, por exemplo, (a) lógica das ações, (b) lógica das proposições e (c) lógica matemática.

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