O Professor Lauro de Oliveira Lima publicou, em setembro de 1980, “Conceitos Fundamentais de Piaget” (vocabulário).A complexidade da obra do epistemólogo suíço Jean Piaget exigia maiores explicações em linguagem clara, principalmente quanto aos principais conceitos que poderiam ser utilizados em Educação, razão pela qual o Professor Lauro debruçou-se nessa tarefa. O resultado é fantástico e é uma pena que não hajam mais exemplares para distribuição. Assim, a idéia agora é revitalizar o tema, proporcionando a vocês o conteúdo da obra, em pequenas doses, tendo em conta que a mesma não se encontra digitalizada, obrigando a digitação de cada uma das partes aqui postada. São mais de 200 páginas de excelente material de estudo sobre Piaget. No entanto, acredito que o esforço vai valer o esforço, pois seria uma pena perdermos tal conteúdo.
Hoje, como primeira parte, estamos postando o conceito de Ação (Atividade). Boa leitura.
AÇÃO (Atividade)
"No começo está a ação...". A vida psicológica é, simplesmente, a atividade (comportamento) do organismo interiorizada (a) primeiro em representação (intuição) e (b) depois em operação (pensamento hipotético dedutivo, lógico matemático ou formal. Toda ação, evidentemente, é acompanhada de atividade neuroquímica e elétrica dos neurônios. Se imaginássemos esta atividade cerebral sem a respectiva atividade motora (sem gestos), teríamos uma idéia aproximada do que seja o pensamento (o pensamento é sempre acompanhado de atividade motora residual, sobretudo dos olhos). A ação pode aparecer, também, como verbalização (lógica das proposições). Toda ação tem (a) uma estratégia (forma, modelo) e (b) um tônus (modalidade, intensidade. Fala-se portanto em (a) ação sensório motora, (b) ação verbal, (c) ação mental (simbólica ou operatória). Como a ação tende a organizar-se segundo modelos matemáticos, pode-se identificar, por exemplo, (a) lógica das ações, (b) lógica das proposições e (c) lógica matemática.
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