quinta-feira, 21 de abril de 2011

Lauro de Oliveira Lima está na moda

  
Mil novecentos e setenta e um. Jornal do Brasil entrevista Lauro de Oliveira Lima. Ele é a moda, está na moda. Dois mil e onze. Quarenta anos depois. Pesquisando nos arquivos da “Chave do Tamanho”, localizo e releio a matéria e... Lauro está na moda, totalmente na moda. Nada mudou em nosso país quanto a Educação. Temos mais escolas, alunos dentro delas, ninguém aprende nada, muitas reprovações e professores que não ensinam. Outros que não sabem como ensinar. o sistema não cria nada, só reproduz, e vai ficando cada vez mais importante implantar a criatividade como o grande esquema de ação na área educacional brasileira.
Vamos ver o que nos diz essa matéria de quarenta anos atrás. Uma das máximas que fica em destaque é a seguinte:
DIGA COMO É O EXAME E TE DIREI COMO É O SISTEMA ESCOLAR.
 Lauro de Oliveira Lima

Lauro mostra como mudam os nomes, mas nada de substancial muda na educação.

Alguns pensamentos de Lauro:

1) “A juventude é naturalmente mutante, e a educação tradicional é reprodutiva e alienante.”
Porque os pais não questionam este tipo de educação? Eles acham que educação tem que ser daquele jeito como ele entende que aprendeu. As mudanças do mundo não atingem as famílias.

2 ) ”Um belo dia minha filha chega e diz:”vou fazer a prova de recuperação”. Eu já estava meio desligado da sistemática e perguntei: como é que é?” ... “É uma prova lá, de uma matéria que eu não passei”. Quer dizer:  prova de segunda época  virou recuperação. “Ou seja, muda só o nome, pois tudo é uma dramatização.”
A recuperação surgiu para que as crianças tivessem um acompanhamento paralelo e pudessem  realmente colocar em dia as atividades em relação ao seu grupo. O que acontece é que nada é feito, e ai as crianças voltam à escola para fazer outra prova, apenas para passarem de ano. A idéia é que passem, mesmo sem nada saber. São as famosas estatísticas que estão na ordem de prioridade principal
.
3) “Se você comparar o curso primário (fundamental) do Brasil com o francês, o nosso, inteiro, não corresponderia a um ano de escolaridade na França. Dos professores, 60% são mal formados e a maioria não tem o ginasial (segunda fase do fundamental) completo. Em muitos Estados,  ganham a metade do salário-mínimo e até acham razoável, pois  sabem que não estão fazendo nada, não tem aspiração ou critério profissional.”
Tem alguma coisa nesta fala que não seja absolutamente verdadeira? Quantos anos se passaram, mas isso não abala um país sem memória. Sem desenvolvimento educacional continua do mesmo jeito. Será que não tem alguém que denuncie?

4) ”Ai começa a examinose. Ela determina os padrões de ensino. Discutir se tem redação , se tem cruzinhas, é irrelevante, pois do ponto-de-vista do vestibular (ou ENEM) está certo. Qualquer mecanismo que degole é bom. E lógico que esse tipo de prova seleciona um certo tipo de gente. Aliás esse e um problema grave de epistemologia que ninguém nunca analisa.”

Todo o sistema só fica pensando em examinar. Ninguém quer saber de educar e acompanhar 
meticulosamente as crianças e adolescentes para  saber o que devem e o que podem estudar. Exame geral,  passou vai adiante, não passou fica para a próxima vez. Será que ninguém desconfia que não esta dando certo?
5) ”Quando todo o sistema se aglutina num exame, tudo para trás funcionará em função dele. Estes meninos que se preparam para o vestibular e entram nos cursinhos, encontram tudo imitando o vestibular. E é  só pegar um livro do primário, que lá já esta a múltipla escolha.”

O sistema continua assim porque os pais, logo no início da formação escolar, orientados pelo reacionarismo do sistema, procuram escolas que trabalham na linha do sucesso no vestibular. Não questionam esse modelo de avaliação nem a sua permanência, já que há quarenta anos ele prevalece como padrão.  No entanto, não é possível que ele persista porque por maior que seja o interesse econômico em sua manutenção, ainda assim ele não é solução para um mundo em transformação como o que vivemos. Um Brasil do futuro não incorpora soluções paliativas como essa. Ou vamos para o embate verdadeiro, com soluções adequadas e resultados globais, ou não nos sustentaremos como país emergente e potência mundial do amanhã.
Por essas e por tantas outras é que reitero que Lauro de Oliveira Lima, do alto de seus 90 anos comemorados no último dia 12 de abril de 2011, continua inteiramente na moda, e suas opiniões permanecem totalmente atuais. Nada mudou ... e a pergunta é: por quê?
Beta

Nenhum comentário: