Todos os jogos são pedagógicos, e as crianças devem jogar diariamente em suas escolas. O jogo tem o grande poder de formar o pensamento moral das crianças, desenvolvendo as regras. As crianças descobrem as regras, sua obediência e suas reformulações. Muitas vezes é mais importante para as crianças a discussão das regras do que mesmo jogar.
Quanto menor a criança, mais simples deve ser a regra e mais rápido deverá ser o jogo. À medida que vão se desenvolvendo, os jogos podem ser mais demorados e com maior complexidade de regras.
CONSTRUÇÃO: Blocos.
Devem ser entregues mas a professora não pode deixar a criança sem uma ordem que a oriente. Deve sempre fazer um pedido e colocar pelo menos duas crianças na mesma construção, para que exista disputa e organização das tarefas requeridas.
DOMINÓ:
Devemos usar inicialmente os dominós de figuras, formas e cores. As crianças, mesmo sem conservação de numero, podem jogar com esse material. Devem ser exploradas as regras gradativamente, até completar o conjunto de regras geral do jogo. Após os 5/6/7 anos, quando a criança já adquiriu a conservação do número, pode começar a utilizar os elementos numéricos.
CASINHA: Os jogos com mobílias e personagens (bonecos) podem e devem ser usados desde os 2/3 anos até os 4/5/6/7 anos, explorando todo o jogo simbólico (são histórias que as crianças criam. São jogos para que elas representem inclusive situações da vida diária. A professora deve propor e ficar observando o que as crianças criam em torno deste material. Deve sempre propor a tarefa em pequenos grupos de pelo menos três crianças de cada vez.
(foto)
CARA A CARA: Jogo de regras que pode iniciar por volta dos 4/5 anos, dependendo da compreensão que a criança tem das regras. É um jogo importante para trabalhar a centração e descentração, para que a criança atinja a reversibilidade. Ele tem que descrever as figuras que possui e dar os detalhes ao companheiro de jogo. Procure sempre propor jogos coletivos.
SENHA: Um jogo bem completo, onde as crianças tem que descobrir a proposta de seu opositor. As regras devem ser discutidas antes de começarem a jogar e as que não forem entendidas não devem ser utilizadas. As crianças devem se interessar por volta dos 7/8/9 anos quando já tem reversibilidade para entender a proposta.
Beta
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