quarta-feira, 18 de maio de 2011
O mundo da matemática ou a matemática do mundo?
Em nossas escolas o grande bicho papão e vilão é a matemática. Por que ninguém sabe ou gosta da matemática? Inventada talvez a 10 mil anos, ainda não caiu no gosto popular. O que ela tem que causa tanta ojeriza e temor? Será que tem a ver com os professores desta disciplina? Começa pelos cursos fundamentais, onde as primeiras professoras, não sabendo matemática, despertam um “isso é muito difícil” em seus alunos.
Mas o que e a matemática? SIMPLESMENTE o pensamento. Não podemos pensar nada no universo sem matemática. Será que os professores desta disciplina querem parecer mais importantes que os outros na medida em que consigam provar que as crianças e adolescentes não aprendem sua matéria? A culpa é deles. Eles é que não sabem ENSINAR.
Um professor de matemática não e apenas um expert na matéria. Ele tem que conhecer epistemologia genética e saber como o pensamento da criança se desenvolve. Sem isso, ele não sabe o que propor a seus “pobres” alunos apavorados com tantos números. Outro dia no FACEBOOK, um adolescente perguntava o que ia fazer na vida com uma enorme equação:
x²³ + 3234y³²¹² - 836c²³¹ = 4732984372x³²c¹²a³²³
“ Agora eu pergunto: Em que situação da minha vida eu vou usar isso?
Fiquei traumatizada e perguntei se o professor dele, no ensino médio, não tinha uma explicação? Não tem não. Eles não dizem, por que também não sabem.
Um jornalista/matemático inglês acaba de lançar aqui no Brasil um livro “Alex no país dos números - uma viagem ao mundo maravilhoso da matemática”. O que achei interessante é que ninguém comentou. Realmente, a matemática não desperta interesse e é por isso que não temos cientistas e os doutorandos em matemática, que formamos a cada ano, não dão nem para abastecer as universidades. Dados fornecidos por Jacob Palis, nas paginas amarelas da Veja. Tem gente perguntando se temos chance de prêmios Nobel? Não sabemos nem ler ainda (ver analfabetos funcionais e analfabetos gerais). O Brasil precisa de mais cientistas. E como os produziremos, se não ensinamos matemática? Jacob Palis (foi diretor do IMPA- Instituto de Matemática Pura e Aplicada) diz que precisamos selecionar muito cedo os melhores, para termos no futuro uma grande massa de matemáticos, mas como fazer isso se nossos professores da primeira fase nem matemática sabem quanto mais ensinar a matéria. Os professores de outras matérias não tem formação em matemática, até por que seus cursos foram o que se ve por ai. Alguém tem duvida de que são mal formados? Os professores, em geral, são aqueles alunos que passaram de ano e não sabem hoje nem os juros compostos que pagam ao fazerem uma compra financiada.
Este livro que citei não deu o que falar. Matemática, mesmo que seja light, não desperta o interesse dos jovens e professores em geral.
Os professores em geral morrem de medo de provas de avaliação de desempenho, porque se fossem submetidos à mesma prova que é dada aos seus alunos no primeiro ou segundo ano do ensino médio, na sua esmagadora maioria seriam pontuados com nota zero, ou no máximo com nota 1.
Por que o MEC não aproveita a prova do ENEM e aplica, também, nos professores da rede publica em geral. A prova já esta feita, não acarretaria gastos e saberíamos se estes professores estão habilitados realmente a dar aulas. Teríamos enormes surpresas. Os de português, não passariam na matemática ou historia; os de historia, geografia não conseguiriam nada em matemática e por ai vai. O cruzamento de informações seria genial. Isto é, ninguém sabe nada sem ser sua especialidade, rigorosamente. E quando sabem... pois as vezes os próprios adolescentes descobrem a falta de conhecimento de seus mestres.
O que fazer? Matemática tem que ser o núcleo central da escola. Não se pode ensinar nenhuma matéria sem matemática. Crianças que não sabem classificar, seriar, ordenar não sabem olhar o mundo.
Em resumo o mundo é Matemática.
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