sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O legado não tecnológico de Steve Jobs



Morre um gênio criativo. Deixa para a humanidade uma quantidade enorme de realizações, mas o grande legado foi para a Educação. Nós,  pais e educadores, devemos pensar o que este homem teve em sua vida para gerar tantas invenções, usando a a criatividade de maneira tão incomum. Estudar a vida de um homem desses é de suma importância para todos nós.
Temos que analisar cada faceta de sua vida para poder estruturar uma linha de avaliação coerente, ou mesmo para entender como alguns julgamentos nossos podem estar equivocados, quando no dia a dia determinamos quem vai dar certo ou não, baseados em coisas totalmente irrelevantes.
 Adotado por uma família sem grandes comprometimentos começa sua vida de maneira conturbada. Seus estudos, como foram? Por que a Universidade não fez falta em seu caminho de vida? E fará a nossos filhos ou é apenas uma forma de tentarmos fazer com que nossos filhos tenham sucesso de alguma forma? Será que sabemos realmente o que é o sucesso?
Embora tenha abandonado o curso superior, é pouco divulgado o nome da instituição e acredito que a mesma não teve a menor importância no seu desenvolvimento. Por conta disso, muita gente pode achar que  sua criatividade era inata... e isso não é verdade. Ele deve ter tido muitas interações interessantes para construir seu modelo de desenvolvimento e atingido esse alto grau de inteligência.
O importante é  que tenhamos em mente que não existe inatismo e que é preciso trabalhar muito para que a criatividade ocorra. As crianças não são criativas, como achavam as antigas teorias pedagógicas. Mas as crianças podem tornar-se criativas, se forem estimuladas. O maior estimulo é o trabalho em grupo, já que todos fazem uma parte e o resultado não está em nenhuma delas,  individualmente.
“O todo tem algo que as partes não têm.” Teilhard de Chardin
Jobs sempre fez questão de salientar a qualidade de seus colaboradores. A grande herança que fica deste homem para os educadores e pais é que temos que estimular a criatividade através de métodos ativos de aprendizagem.


Discurso de Steve Jobs em Stanford - vale a pena ver para conhecer um pouco mais do pensamento dele.

Nenhum comentário: