segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mágicos dias mágicos ...


Quem não gosta de se sentir motivo de uma homenagem? Esse é o grande motivo de promovermos um dia mágico para as crianças no 12 de outubro. Nesse dia, não são os presentes caros que importam, mas sim a celebração. Fazer um dia mágico, especial, com festas, passeios e um grande encontro familiar para as crianças criará neles uma impressão especial e inesquecível, que levarão para a vida adulta com muito carinho. É fácil eternizar uma boa lembrança e não devemos fugir a isso, em nome das nossas lembranças e em homenagem às nossas crianças.
As festas infantis são muito importantes, entre outras coisas para que seus filhos, no futuro, possam e saibam comemorar com os filhos deles, renovando o amor que receberam de seus pais. Recomendo sempre coisas como passear com as crianças, fazer os seus presentes e proporcionar uma linda mesa preparada pela e para a família.
A história da humanidade é repleta de celebrações e evocações rituais que buscavam proporcionar a fertilidade, nascimentos bem sucedidos, reflorescimento das plantas e aumento do rebanho. Em outros casos, os ritos de passagem eram feitos para celebrar a transição entre o menino e o homem ou a regularidade das estações do ano. Muito disso tudo se perdeu, mas ainda podemos ritualizar coisas que façam a infância ser vivida como deve.  E esse feriado infantil dá a eles um poder todo especial, pois serão o centro das atenções e podem pedir coisas especiais. Se as coisas forem bem planejadas, terão conseqüências duradouras para o resto de suas vidas. E para que a gente possa dimensionar a importância desse momento, vemos muitas crianças esperando por todo o ano para repetirem essa experiência fantástica. Não podemos ignorar isso.
Os sentimentos proporcionados por esses dias mágicos permanecem em nosso inconsciente e serão transmitidos às futuras gerações, e o significado é simbólico e específico. No passado, tínhamos algumas comemorações semanais, como almoços dominicais da família, quando as crianças aprendiam, com seus parentes, as relações estabelecidas, ganhando segurança emocional a partir do que viam. Tios, avós e primos estavam presentes naquele momento, e todas as situações que podiam ser vistas – brigas, brincadeiras, provas de afeto – traziam às crianças a idéia de um conjunto de pessoas que estariam sempre a protege-la. Hoje, ela conta basicamente com os pais, num ambiente circunscrito ao lar em que vivem,  o que torna as comemorações especiais, mesmo que em dias esparsados, se torne tão importante. A criança tem poucas comemorações, pois a sociedade atualmente está muito mais voltada para  a o resultado comercial e não emocional da festa. Um exemplo da carência de momentos especiais para as crianças são as festas de aniversário de atualmente. Mudamos o modelo, o contexto, o cenário, a logística, mas não mudamos o fato de que tem que ter festa, porque isso é uma exigência das crianças, e elas esperam que aconteça e não abrem mão disso. Seja lá como for.
Nesses dias especiais, o que acontece é guardado de forma muito especial, gerando recordações que serão trazidas a tona na vida adulta, ainda que essa vida traga  a eles algumas privações e lembranças não tão boas. Então, acho que seremos sensatos se providenciarmos  bons dias especiais para nossos filhos, mesmo que os que tenhamos vivido não tenham sido de todo agradáveis. Os acontecimentos felizes que proporcionarmos a eles compensará, de alguma forma, os que não tivemos.

Nenhum comentário: