domingo, 26 de abril de 2015

Finanças na infância

Trabalhar com as crianças as noções de valores financeiros é de fundamental importância. Quando a criança aos 6/7/8 anos conserva o número começa ou deveria começar a sua vida financeira. É lógico que não é o que acontece. Os pais ou outros adultos continuam provendo às crianças de tudo e evitando que elas compartilhem da vida financeira da família. As crianças geralmente não gerenciam nenhum valor monetário e por isso mesmo pedem tudo para seus pais ou para outros adultos, a toda hora. O que está faltando para que as famílias entendam que a criança aprende através da ação? Não tem um dia determinado no qual ela saberá manejar os valores. Deve, desde cedo, ir manipulando pequenas quantias para o seu dia a dia até o dia em que realmente entre na sociedade.
Com que ela deverá aprender a lidar desde cedo? Com seu lanche, revistinhas, balas e pequenos desejos. O dinheiro deverá ser dado sempre como fruto de um esforço especial realizado pela criança. Na minha casa Papai estipulou que ganhávamos dinheiro ao ler e resumir livros. Ele pagava pela nossa produção intelectual. Quem mais lia tinha mais dinheiro e podia utilizá-lo da maneira que achasse melhor. Cada família pode organizar a forma de fornecer o dinheiro às crianças. Deixem que as crianças sintam que cada objeto tem um valor estipulado pela sociedade. E ela aprenderá a fazer trocas.
Vamos entender que as crianças não são objetos e fazem parte da família como um membro que deveria ser participante. Tudo o que as crianças têm é dado e escolhido pelos adultos sem que haja uma participação efetiva. O mundo infantil tem, também, o seu lado real. A criança ficar fora do sistema é justificado até o pensamento simbólico 4/5 anos, mas após esta etapa inicia-se lentamente a inserção social. Agora seu filho não pode mais fazer o que quer, bater nas pessoas, dizer coisas desagradáveis aos outros. Os pais que aceitavam que seus filhos reagissem batendo neles (pais) já começam a sentir que não é possível que isso continue acontecendo.
Educar uma criança tem várias vertentes e vejo que a parte financeira é a última coisa que os pais acham que deve ser trabalhada. As crianças não sabem nada sobre os valores. Elas não entendem de onde vem o dinheiro e o que fazer com ele. O usam apenas para resolver o problema imediato.  Temos que trabalhar o cofrinho, as trocas, doações e tudo o que se refere ao sistema financeiro.

Dê o dinheiro e todos os dias faça as contas com as crianças. O pensamento matemático está em funcionamento. Lembre-se que seu filho não sabe quem paga a água que é consumida em casa. Daí ele gastar sem a menor organização, não sabe que a energia elétrica que entra em sua casa também deverá ser paga. E o telefone? Esse ele acha que é mágico e está sempre a disposição dele. Iniciar esse trabalho bem cedo é muito importante para a formação do pensamento.

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