Trabalhar com as crianças as noções de valores financeiros é
de fundamental importância. Quando a criança aos 6/7/8 anos conserva o número começa
ou deveria começar a sua vida financeira. É lógico que não é o que acontece. Os
pais ou outros adultos continuam provendo às crianças de tudo e evitando que
elas compartilhem da vida financeira da família. As crianças geralmente não
gerenciam nenhum valor monetário e por isso mesmo pedem tudo para seus pais ou para
outros adultos, a toda hora. O que está faltando para que as famílias entendam
que a criança aprende através da ação? Não tem um dia determinado no qual ela saberá
manejar os valores. Deve, desde cedo, ir manipulando pequenas quantias para o seu
dia a dia até o dia em que realmente entre na sociedade.
Com que ela deverá aprender a lidar desde cedo? Com seu
lanche, revistinhas, balas e pequenos desejos. O dinheiro deverá ser dado
sempre como fruto de um esforço especial realizado pela criança. Na minha casa
Papai estipulou que ganhávamos dinheiro ao ler e resumir livros. Ele pagava
pela nossa produção intelectual. Quem mais lia tinha mais dinheiro e podia
utilizá-lo da maneira que achasse melhor. Cada família pode organizar a forma
de fornecer o dinheiro às crianças. Deixem que as crianças sintam que cada
objeto tem um valor estipulado pela sociedade. E ela aprenderá a fazer trocas.
Vamos entender que as crianças não são objetos e fazem parte
da família como um membro que deveria ser participante. Tudo o que as crianças
têm é dado e escolhido pelos adultos sem que haja uma participação efetiva. O
mundo infantil tem, também, o seu lado real. A criança ficar fora do sistema é
justificado até o pensamento simbólico 4/5 anos, mas após esta etapa inicia-se
lentamente a inserção social. Agora seu filho não pode mais fazer o que quer, bater
nas pessoas, dizer coisas desagradáveis aos outros. Os pais que aceitavam que
seus filhos reagissem batendo neles (pais) já começam a sentir que não é
possível que isso continue acontecendo.
Educar uma criança tem várias vertentes e vejo que a parte
financeira é a última coisa que os pais acham que deve ser trabalhada. As
crianças não sabem nada sobre os valores. Elas não entendem de onde vem o
dinheiro e o que fazer com ele. O usam apenas para resolver o problema imediato. Temos que trabalhar o cofrinho, as trocas,
doações e tudo o que se refere ao sistema financeiro.
Dê o dinheiro e todos os dias faça as contas com as
crianças. O pensamento matemático está em funcionamento. Lembre-se que seu
filho não sabe quem paga a água que é consumida em casa. Daí ele gastar sem a
menor organização, não sabe que a energia elétrica que entra em sua casa também
deverá ser paga. E o telefone? Esse ele acha que é mágico e está sempre a
disposição dele. Iniciar esse trabalho bem cedo é muito importante para a
formação do pensamento.
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