As pessoas ainda confundem muito inteligência e conhecimento. Podemos ter uma pessoa muito inteligente sem conhecimentos e outra com muitos conhecimentos, mas pouco inteligente. O que faz esta diferença e que a inteligência serve para resolver problemas (qualquer um) enquanto o conhecimento fica restrito ao seu campo.
No mundo moderno precisamos muito de pessoas inteligentes já que os conhecimentos vão estar a disposição virtualmente. Todas as operações serão realizadas pela inteligência.
A inteligência é a capacidade de resolver problemas. E são os problemas que vão ser apresentados às crianças e adolescentes durante toda a vida. No trabalho não temos duvida que tudo estará ligado a solução de problemas. Ninguém vai querer, de um profissional, que ele saiba os afluentes do rio Amazonas, mas certamente, vão querer que ele resolva um problema que precisa de solução para que o trabalho se desenvolva.
Ficamos então pensando na perda de tempo que são escolas ensinando coisas que logo estarão obsoletas e que os jovens não vão necessitar em seu desenvolvimento profissional.
As escolas, em geral, estão centradas unicamente no conhecimento, devido ao conceito de que desenvolvem educação. Só a inteligência vai dar o sentido geral da educação, como uma criação livre de personalidade e da sociedade, sendo que esta liberdade não pode cair no descaminho. É isso que vai acontecer caso não se defina uma orientação de para onde caminhar. Não se aceita hoje, dentro dos padrões modernos de educação, a não diretividade. As crianças tem necessidade, para seu desenvolvimento, da diretividade que vai aos poucos, lá pelo período das abstrações (10/11/12 anos), atingindo a autonomia.
Sentimos então que, para o desenvolvimento da inteligência, precisamos inicialmente da estimulação e em segundo lugar a disciplinação . A inteligência vai buscar a liberdade e ela não esta em um lugar. A liberdade vai ser percebida pelos indivíduos a certa altura do desenvolvimento. Vai sendo construída gradativamente.
Então, educar pela inteligência é ajudar a criar, é a anti-rotina e o anti-imobilismo. Se você acredita e quer isso para seus filhos, deixe que eles desenvolvam suas inteligências para servir a humanidade.
Quando você esta pensando na alimentação das crianças, entende perfeitamente o que cada idade pode receber como alimento, mas quando estamos falando de conhecimentos perdemos os parâmetros para pensar que a criança pode aprender qualquer coisa em qualquer tempo. Piaget em seus estudos foi claro e oferece aos educadores os parâmetros de como a criança aprende e o que compreende a cada etapa do desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário