domingo, 17 de junho de 2012

Organização – Por dentro e por fora


A organização é um processo



Qual a importância da organização externa para o desenvolvimento das crianças? Os pais podem estar muito atarefados, mas devem dispensar algumas horas para que a casa esteja com uma organização mínima  para a vivencia das crianças. Não estamos falando em decoração, estamos falando em coisas no lugar. A classificação é uma fase do desenvolvimento das crianças. As crianças e adolescentes devem constantemente ajudar na organização de suas casas para sentir que são participantes. A casa também pertence às crianças.
Criar ambientes organizados é uma forma de educar. Estamos, quando criamos nossos filhos, constantemente educando e, em cada idade, surgem coisas diferenciadas.
Aos 2/3 anos as crianças podem guardar seus brinquedos e não entendem o coletivo por mais simples que pareça. Aos 4/5/6 anos já podem ajudar no coletivo. Coisas da casa que não pertencem a elas já podem ser organizadas por elas. Colocar a mesa, guardar os talheres, levar a roupa limpa para o armario e a suja para o cesto próprio. No guarda-roupa já pode entender onde algumas coisas são guardadas e começa a saber o que é de cada pessoa. No banheiro, já pode ao tomar banho, colocar a roupa suja no lugar e estender a toalha após o uso. Não se esqueça do tamanho das crianças, pois muitas vezes os cabides e outras prateleiras não são adequados a altura delas. A casa deve ser adaptada às crianças, pois se não forem, elas não podem ajudar, já que não sabem o que acontece no mundo dos “gigantes”. Veja o filme e leia o livro “Gulliver em Liliputt” e “A Chave do Tamanho” para saber como as crianças se sentem frente a um mundo onde nem uma maçaneta ela pode alcançar sem a ajuda de um adulto.
Faça o quarto de sua criança com moveis viáveis. Estantes e prateleiras aparentes onde eles possam colocar seus objetos e visualizar tudo que esta contido ali. Pode não ser a coisa mais bonita do mundo, mas é a mais pratica do ponto de vista da criança. O quarto deve crescer com elas, daí não ser necessário moveis definitivos logo que nascem. A harmonia é a regra. Veja onde a criança brinca e deixe espaço para isso. Faça da casa um lugar propicio as brincadeiras de seus filhos. Do mesmo jeito que você quer o seu espaço, computador, som e outros detalhes, as crianças precisam saber que existe locais para ela pintar, desenhar e ver os programas ou ouvir musica. Faça de sua casa uma coisa sonora. Musica para as crianças desde a mais tenra idade educa maravilhosamente seu ouvido. Para o desenvolvimento cognitivo elas precisam de luz, som e movimento. Mude constantemente as coisas do quarto delas de lugar. Não se esqueça do teto. Os bebes passam muitas horas olhando para o teto. Coloque móbiles com movimento e varie com cores e formas.
Não deixe que a desorganização externa reflita na organização interna de seu filho. Ate as operações concretas ,7/8 anos, as crianças são rigorosas nas classificações. Use isso para torna-las organizadas. Após os 10/11/12 anos as dificuldades serão maiores já que estão entrando nas abstrações e estes hábitos que não se formaram na idade adequada são difíceis e complicados de se organizarem.
O mundo tem ordem. Faca de sua casa um local agradável e organizado para as crianças viverem. Muitas vezes a mochila das crianças reflete a desorganização que ele vê em casa. Tudo misturado, cadernos rasgados, sujos e fora de ordem. Não tente que a organização da criança seja igual a do adulto. Então, quando a criança organizar e passar a outra tarefa, vá ate onde ela organizou e de uma pequena melhorada, sem mudar tudo, é lógico.

Nenhum comentário: