segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ler Histórias para Crianças

Até quando? Sempre! Não termina nunca. Devemos sempre ler histórias para as crianças e adolescentes. O que vai variar são os temas e a complexidade das histórias.
Esse é um tempo de afeto onde os pais estão próximos de suas crianças. Será que conseguiremos tempo para contar o mundo todo às crianças? Escolha os livros e vá    contando-os gradativamente. Faça um programa de leitura e suas crianças vão lhe agradecer. Escolha livros adequados para a idade da criança e veja a possibilidade de abordar o desenvolvimento moral através dos mesmos.
Faça perguntas depois da leitura mas não as transforme num interrogatório e também faça os seus comentários. Não espere da criança a compreensão total do que foi lido. A mensagem será compreendida aos poucos. Crie um horário permanente para a leitura. Deixe as crianças a vontade para perguntar e não as canse. Elas não têm o mesmo tempo que o adulto. As crianças têm um tempo de concentração de mais ou menos 10/15 minutos até os 7/8 anos. Depois você pode ficar um pouco mais. Termine a leitura quando a criança ainda está interessada. Fantasie bastante o que está lendo até essa idade. Após os 7/8 anos as histórias devem estar ligadas ao medo, ao mistério e na adolescência aos romances. Não esqueça que os clássicos são sempre uma boa pedida. Faça uma lista do que quer que seu filho conheça e assim terá o seu guia.
Lembre-se que tudo depende de um hábito e se você criou esse hábito na infância terá os frutos na adolescência.
Sejam pais contadores de história. Vejam se as escolas têm esta preocupação. O pensamento simbólico vai depender dessas histórias. Ampliem o mundo de suas crianças. Não deixem passar nenhum dia sem contar uma história. O desenvolvimento da inteligência de sua criança vai agradecer.

A pergunta frequente é: Que livros escolher? A literatura universal está toda a sua disposição. A literatura brasileira oferece muitas coisas maravilhosas. Para o início tudo que tenha ação, depois dos dois anos, para os simbólicos, a magia, depois os mistérios, o terror também e    bem-vindo. Sinta o interesse das suas crianças. Não fique muito tempo. Não esqueça de Monteiro Lobato!

Nenhum comentário: