terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ferias Chegando


Os cheiros, sabores e cores da cidade ao alcance da percepção
de seus filhos nessas férias.

Estamos no período  de ferias escolares e logo vem a famosa pergunta: o que fazer com as crianças, ja que os adolescentes são deixados de lado.
As crianças até os 10 anos, mais ou menos, normalmente são vistas como não capazes de qualquer responsabilidade, e  os pais acham que elas devem ficar mesmo confinadas nas férias. Colônias de Férias e cursos são interessantes, mas não são tudo. As crianças devem ser motivadas a aproveitar, junto com seus pais ou responsáveis, a conhecer suas cidades e coisas que normalmente não tem acesso.Tenho como sugestão sempre presente levar as crianças para andar a pé pelo centro das cidades, conhecendo coisas que estão ao seu lado e que normalmente não conhecem. Ir aos museus, parques e jardins. Não se esqueçam dos supermercados, hortifrutis, lavanderias, padarias, entre outros aparelhos sociais que são totalmente desconhecidos para ela. Isso invariavelmente descortina um mundo fantástico que elas desconhecem, tornando-as muito mais interessadas em profissões, atividades sociais, etc. Uma oficina mecânica também oferece muitas variáveis interessantes. Pense em tudo que ate mesmo você não conhece. Uma floricultura, mercado atacadista, mercado popular ... As crianças são isoladas das cidades como se fossem seres extraterrestres, e só vão saber da existências dos múltiplos meios de ganhar a vida lá adiante.Temos que deixar que elas conheçam onde moram. Isso promoverá a noção de tempo e espaço. Nas grandes cidades, onde existam espaços culturais, devemos ver exposições e peças de teatro. Neste período tudo que é rotina, como cinema, shopping  podem ser deixado, de lado. Faca tudo fora da rotina. As crianças vão agradecer. Devem ser surpreendidas a cada dia com uma novidade.
Os adolescentes também merecem uma boa programação, mas esses devem participar da formulação de suas férias. Não os deixem em casa, na frente do computador e televisão, que são atividades que devem ser quebradas nessa época. O seu trabalho também deve ser visitado por eles. Será que eles sabem onde e o que você faz? É uma boa hora de conhecerem.
Outra coisa muito importante é convidar os amigos para estar com eles. Não os deixem sozinhos, porque  a produtividade cai muito. Nas férias, a vida continua e deve ser vivida intensamente. Todos devem participar das tarefas domesticas. Não deixem as crianças e adolescentes ficarem dormindo para “matar” o tempo. É hora de atividade também. Andar pelo bairro onde moram pode ser uma tarefa bonita e interessante. Invente.
O fato é que isso dá trabalho... mas compensa muito frente ao que irá gerar em termos de desenvolvimento global de seu filho

Nenhum comentário: