sábado, 1 de outubro de 2011

As Tarefas domésticas como base para responsabilidades



Deixe a criança praticar para aprender

Uma coisa que já conhecida de todos é que só aprendemos fazendo. Mas não é isso que se vê na prática, principalmente quando os pais que seus filhos vão aparecer um dia, sabendo fazer coisas que eles não deixaram as crianças praticarem.  Sem fazer, não há como aprender, e mágica … bem, essa não existe no desenvolvimento humano.
Em geral, as crianças não sabem fazer nada em casa e não tem qualquer tarefa objetiva pela qual receba alguma remuneração. Isso tira a possibilidade de a criança achar que aquela casa é “sua”, como a maioria dos pais deseja, mas sem uma ação direta sobre o objeto, não há como criar essa relação.
Minha sugestão é que as tarefas domésticas sejam divididas entre todas as pessoas que moram na casa, fazendo com que as crianças se sintam úteis sabendo que algumas atividades dependem dela. O pior sempre acontece quando criamos nossos filhos como se fossem pessoas que nada fazem e apenas são um “peso” para os pais e outros adultos.
A babá é um perigo nessa conjuntura, porque pode deixar seu filho sem desenvolver qualquer capacidade. Experimente deixar seu filho fazer todas as coisas que ele já tem condições de realizar. Acredite nele, e ele vai fazer sempre mais. Quando tiver alguma dúvida quanto a capacidade dele, deixe-o fazer e fique olhando, com calma e paciência, para não frustrar a criança. Faça poucas correções, porque a criança sempre faz o melhor que ela pode.
Recomendo também que você tire de seus planos dar uma mesada para as crianças, na medida em que não faz sentido ganharem dinheiro sem ter nenhuma obrigação. Ligue sempre a remuneração a uma tarefa, e você verá como, no futuro, elas serão agradecidas por isso. Esse é o modelo vigente nas relações humanas, e quanto mais cedo ela entender isso, mais facilmente viverá no mundo, seja ele qual for, porque aprendeu desde a infância. Lembre-se: tudo o que sabemos e aprendemos só se desenvolve através da ação.
Qualquer tarefa, para as crianças, é uma brincadeira (jogo) e é muito importante que os pais não caiam na situação de querer passar alguma coisa como difícil e trabalhoso - esse é o julgamento dos adultos e não o das crianças. Deve ser um prazer para a criança a realização das tarefas, e para isso não deixe que elas caiam na rotina. Façam sempre coisas diferentes.
Não tente ser perfeito nem espere de seus filhos a perfeição, porque a grande motivação desse exercício é proporcionar as crianças situações de desenvolvimento. Erramos muitas vezes em virtude do nosso envolvimento emocional, daí a necessidade de tentar ver a situação sempre “de fora”. Uma oura maneira é ouvir pessoas que possam dar sugestões isentas e positivas.
Tente ser o melhor e ser feliz, tornando seus filhos felizes, mas não esqueça nunca que eles vão viver em sociedade e não apenas dentro de suas casas. Deixem que eles conheçam o mundo e as responsabilidades. É muito importante que nossos filhos conheçam outras realidades (outras famílias) com seus defeitos e qualidades.
Nossa função primordial é fornecer elementos para que nossos filhos aprendam a desenvolver o auto-conhecimento. Como disse o filosofo grego  Thales a coisa mais difícil que existe é “Conhecer a si próprio.”

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