
Temos que pensar que muitas coisas da escola não devem ter hora nem lugar e devem acontecer fora dos muros da escola. Mesmo os computadores dentro das salas não desempenham o papel pedagógico já que os mestres sabem menos deles do que seus alunos. Devemos, pois, pensar em reestruturação pedagógica em seus métodos; uma reformulação de base. Em vez de muitos computadores e TVs, vamos fazer com que os alunos façam seus vídeos e programas - eles devem ser os agentes da aprendizagem. A mídia não pode mais ser ignorada como queriam os antigos educadores.
Temos que ter consciência de que ela entra de todas as formas e atinge em cheio nossos alunos. Temos que trabalhar é a visão critica sobre o que recebem da mídia. Discutir, avaliar em Dinâmica de Grupo. Temos que formar nossos professores, que hoje em dia sabem menos que os pais e muitos membros da comunidade. Os pais tem que ser atraídos para o processo educacional trazendo para dentro do ambiente escolar suas experiências e a realidade que esta fora da escola. Pessoas em geral da comunidade devem participar ativamente do processo, não podendo ficar a escola a margem da sociedade. Todos os especialistas devem contribuir com a escola e deve o professor ficar livre para fazer propostas (Situações-Problemas) que realmente desafiem seus alunos, sem uma preocupação de conteúdos ultrapassados. A escola, como modelo industrial, funcionou para nossos pais e avós, que estavam na era industrial, mas agora teremos que propor algo de muito novo, pois este modelo é um desastre para nossas crianças, já que a base da economia se desloca da indústria para o CONHECIMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário