sábado, 24 de julho de 2010

Laureado [por Paulo Ghiraldelli Jr.]

Lauro de Oliveira Lima

Em 2007, Paulo Ghiraldelli Jr., importante filósofo e educador brasileiro que se auto-intitula "o filósofo da cidade de São Paulo, escreveu um artigo definitivamente maravilhoso intitulado LAUREADO, que estou adorando ter a oportunidade de colocar em meu blog.
Paulo, é uma honra enorme poder reproduzir esse material, que fala tão carinhosamente de meu pai e que tanta emoção trouxe ao meu coração de educadora e filha, além de companheira nas inúmeras batalhas vida afora pela educação no Brasil. Espero que você me autorize a essa publicação e agradeço do fundo do coração, renovando com suas palavras as energias necessárias para continuar a luta pela Educação de qualidade. Em tempo, o Professor Lauro fará 90 anos em 2011 e estamos preparando uma série de eventos para comemorar essa data, estando você, desde já, convidado em caráter especial.

Laureado (08/12/2007 por Paulo Ghiraldelli Jr.)

Há uma garotada por aí, hoje em dia, com o título de doutor em educação. Ninguém sabe se conseguem dizer mais que duas linhas a respeito de Lauro de Oliveira Lima. Há quem diga que nem mesmo uma linha eles saibam escrever sobre o profeta cearense da educação. Existem ainda os mais decepcionados, que afirmam que essa garotada não consegue escrever mais de duas linhas a respeito de qualquer outra coisa. Bem, isso valeria de consolo amargo para Lauro. Ele foi esquecido, certamente, mas todos os outros também foram esquecidos, simplesmente porque nossos professores universitários já não sabem nada de história da educação e, de certo modo, de história em geral. Mas, convenhamos, que consolo realmente terrível este, não?
Lauro de Oliveira Lima foi o homem que leu Piaget no Brasil. Leu mesmo. Leu, entendeu e aplicou. Não transformou Piaget em cartilha de governo. Transformou Piaget em combustível para fazer o aeroplano de sua imaginação voar. E ela não só voou fazendo-o bom “formador de professores”, ela abriu asas para transformá-lo no maior visionário dos escritores brasileiros na área educacional. Eu o colocaria na seguinte galeria: Fernando de Azevedo foi o cientista, Anísio Teixeira foi o industrioso, Paulo Freire foi o militante do Céu, Dermeval Saviani foi o formador e, enfim, Lauro de Oliveira Lima foi o … o louco!
Lauro revolucionou a escrita educacional e pedagógica. Ele inaugurou uma forma própria de escrever, um pouco inspirado, talvez, por certas maneiras da “pop art” e de concretismo. Sua escrita misturava ideografia e iconografia. Fazia onomatopéias em livros “sérios”. Colocava Piaget para andar. Andar sobre dois pés. Mas quando estava enfurecido, colocava Piaget para andar de quatro. Mas não só. Chamava McLuhan para galopar em um Piaget que rastejava pelas bordas de seus livros.
Lauro escreveu um dos mais brilhantes livros de história da educação brasileira que já li, com um subtítulo fantástico: “de Pombal a Passarinho”. Todavia, o melhor livro de Lauro, aquele que mais identifica o pensador do nordeste do Brasil com o que ele realmente se propôs a ser, foi Mutações em educação segundoMcluhan, do início dos anos 70. É um opúsculo. E talvez o próprio professor Lauro não concorde comigo sobre a importância desse livro no conjunto de sua obra. Mas, ele que me desculpe, pois é ali que está o louco.
E para que se entenda bem o termo louco, aqui, vou lembrar que Platão dizia, para descrever Diógenes, o cínico, que ele era “Sócrates, porém, tornado louco”. Lauro escreveu um pouco como os vários autores bons da educação brasileira, que citei, mas ele tinha um approach do visionário, do profeta. Nesse seu livrinho, ele descreveu exatamente, em detalhes, o mundo educacional sob o impacto da Internet e de toda a revolução que estamos vivendo. E isso quando tudo era sonho, menos a Internet, que era inimaginável. E ele se lamentava que o professor ainda estivesse em uma era pré-Gutemberg, o professor ainda ia para o quadro negro para “passar matéria”. Não conhecia o livro! Ele disse isso há quarenta anos. Agora, Lauro está com mais de oitenta anos. Deve estar irritadíssimo em saber que chegou ao futuro meio século na frente de todos, e mais bravo ainda em saber que agora, que o futuro chegou, os educadores e ministros da educação ainda vão demorar mais meio século para vislumbrar o que ele falou nos anos sessenta e setenta.
Hoje em dia quem ouviu falar no “Manifesto dos Pioneiros da Educação” (1932) já pode ser Ministro da Educação ou coordenador de programa de pós-graduação. Pode até ser coordenador da CAPES. Vivemos em uma época triste para o Brasil. Então, nem pensamos mais em sonhar. Sendo assim, cabeças como a de Lauro, que a pouco tempo perdiam espaço para técnicos sociologizantes, agora nem mais tem espaço para perder. Os sociólogos saíram, entraram os sindicalistas! Mas Lauro escreveu o que tinha de melhor para escrever quando nem sociólogos nem sindicalistas estavam no MEC ou nas universidades. Ele escreveu suas profecias quando os militares estavam abarrotando o MEC de técnicos em tudo, que eram técnicos em nada. Foi uma época parecida com a de agora, do ponto de vista do restrito trabalho do MEC em relação à educação: “muito barulho por nada”.
Nessa época, Lauro ousou colocar os revolucionários de todas as ordens para empurrar Piaget. Escreveu sobre Illich e, praticamente, adiantou o que Lyotard, logo depois, escreveria a respeito de abordagens mais heterodoxas que vigorariam com a “condição pós-moderna”.
Não me sinto envergonhado perante Lauro. Nunca deixei de consagrar a ele um capítulo em meus manuais de história ou filosofia da educação brasileira. Eu nunca fui mal agradecido ou bobo. Eu me esforcei, na juventude, para entender Lauro – eu sabia que ele estava falando de um mundo que talvez eu fosse viver. E estou vivendo nesse mundo agora. É pena que meu país não nos tenha acompanhado.
Paulo Ghiraldelli Jr. “o filósofo da cidade de São Paulo”.
pgjr23@yahoo.com.br 

Um comentário:

Odorico Ribeiro disse...

Oi Beta, o tema da educação no Brasil certamente é um tema dificilíssimo de ser tratado. Mas, sendo um ex-professor, pelo menos sei bem o nó que os de março de 64 deram na nossa educação. Ainda somos refém desse nó, que tem sido reiteradamente reforçado até hoje pela mídia e outras conhecidas armas culturais.
Claro, isso não afeta somente a educação e na verdade se aplica a todo o processo do desenvolvimento brasileiro. Quanto aos professores, hoje em dia sabemos que são seres sem a formação adequada, e nem mesmo com a informação mínima necessária. São apenas vítimas de mal trato por parte da própria sociedade e reféns de péssimos salários. E, como se isso fosse pouco, em alguns casos chegam até mesmo a ser ameaçados pelos alunos.
Você bem sabe como esse nó é complicado, Beta, e que levará tempo desatá-lo, mas temos que seguir lutando e tenho certeza que está no setor educativo a luta mais importante para que tenhamos o Brasil (e o mundo) que queremos.
Obviamente, no meio da boa vontade existente no governo Lula e das políticas possíveis que ele pôde aplicar, tem havido alguns erros graves que ainda podemos corrigir. Vou mencionar um deles que você conhece bem e diz respeito ao Professor Lauro de Oliveira Lima que entregou sua vida desenvolvendo um método científico para ensinar (desenvolver a inteligência), que já foi reconhecido e, até mesmo, bastante elogiado por muitos cientistas sociais no mundo todo.
Em primeiro lugar, é necessário que as instituições brasileiras reconheçam esse grande trabalho feito por ele para que tenhamos plena consciência que temos no Brasil uma metodologia que vai nos ajudar, e muito, no verdadeiro desenvolvimento do país. Também temos que saber e divulgar que o Professor Lauro nunca se negou a popularizá-lo. Ele sempre disse que não há nada mais revolucionário que “produzir” pessoas inteligentes.
Porém, utilizando-se pretextos absurdos, característicos da ditadura militar, ele foi expulso inexplicavelmente do funcionalismo público (junto com Paulo Freire, em 1964), indo se “refugiar” na sua escola privada. Mas temos certeza que ele jamais se negou nem se negará a compartilhar seus conhecimentos com algum projeto que se vislumbre. Obviamente nada disso serve para o sistema capitalista pelos motivos que todos conhecemos.
Pois bem, e resumindo, a esse homem hoje, já com seus quase 90 anos, lhe negam seus direitos. Soube que o Prof. Lauro, perseguido pelos golpistas capitalistas de 1964, foi aposentado pelo Castello Branco como servidor de café. Isso mesmo, e o mais incrível é que isso nunca se corrigiu. Definitivamente, as instituições nacionais estão obrigadas a averiguar isso muito bem, e com caráter de urgência, pois ainda estamos a tempo de corrigir esse erro tão grande.
Desculpa-me se estou sendo inconveniente, Beta, mas acho que de nossa parte, ou seja, de parte de todos os brasileiros, ele também merece outra festa. Ele merece um reconhecimento bem grande, que além do mais, vai despertar novas pesquisas, novas aprendizagens, novas perguntas e novas respostas. Caramba, até uma simples festa para Lauro implica em mais aprendizagens!!
Por outro lado, como uma coisa não é independente da outra, não posso deixar de insistir aqui, que também estamos obrigados a pesquisar melhor sobre sua maravilhosa obra, com o coração na mão, sendo o mais objetivo possível. Para o bem do Brasil e para o bem do ser humano.