sábado, 23 de outubro de 2010

Jogos Pedagógicos (2)

Todos os jogos são pedagógicos. Basta o adulto que vai propor o jogo saber os objetivos a serem cumpridos. As crianças e adolescentes estão constantemente jogando e devemos aproveitar a ludicidade deles. Quando uma criança está andando na calçada e começa a dar pequenos saltos ou a querer andar pelo meio fio observe, porque ela está jogando.

Inicialmente os jogos são individuais e devemos levá-los a condição de coletivos. Os jogos podem ser motores, simbólicos ou mentais. Todos os tipos devem ser explorados em todas as idades. Não devemos criar o preconceito de que os adolescentes não gostam de atividades tipicamente motoras, porque gostam. Não devemos também criar um preconceito de que todos os jogos motores são com a bola. O uso do playground é uma atividade motora.

Playground

Não é para ser simplesmente utilizado sem regras e aleatoriamente. Os professores e pais devem propor atividades com aquele material. Por exemplo: subir no escorrega pela rampa, subir a escada intercalando os degraus, subir sem utilizar as mãos e assim por diante. Permita que a criança descubra as múltiplas funcionalidades dos materiais com que está lidando e combine esses materiais, dando a eles outras funções e fazendo com que as crianças os utilizem sempre com um grupo.
Pátio da Escola "Chave do Tamanho" - foto tirada sábado, 23 de outubro de 2010.

Imagem e Ação
Temos dois níveis deste jogo onde as crianças vão desenvolver a imaginação. É um típico jogo simbólico. Depende das imagens (desenhos) ou dramatizações que são realizadas pelos jogadores e que devem ser entendidas pelos outros participantes. Este jogo também é de grande importância para o desenvolvimento da noção de tempo, que é uma das ultimas constâncias que as crianças desenvolvem. Os temas vão dar a graduação das dificuldades. As regras devem ser passadas através da leitura pelas próprias crianças, que vão incorporando gradativamente as mesmas. Sempre que um adulto estiver jogando, deve levar a sério, sem deixar as crianças vencerem simplesmente por serem crianças. Faz parte do desenvolvimento da construção das regras ganhar e perder.
Jogo Imagem & Ação (acervo Escola A Chave do Tamanho - 2010)
As categorias dadas pelo material são:

P- pessoas, lugar ou animal;
A- ação;
D-dificil;
L-lazer e
T-todos jogam

São as mesmas categorias utilizadas nas duas versões, porém os professores e pais podem fazer mudanças para adaptar o jogo às matérias que queiram explorar com seus alunos e filhos.

P- pode ser utilizado pelos professores de ciências, geografia e historia
A - pode ser utilizada pelos professores de educação física, português /literatura, matemática;
 L- todas as áreas estão agraciadas por esta temática.

Idade: as crianças podem começar a jogar esse jogo desde os 3 anos e sem restrições de idade daí para frente, podendo ir até a fase adulta jogando e aprendendo. Os menores devem ser assistidos pelos pais ou professores.

Beta

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