Cada vez mais cedo as crianças devem ir para a escola. A escola e o lugar ideal para promover o que o homem tem como diferencial de todas as demais espécies, que é a socialização. Lá ele terá que interagir com os outros e iniciar a longa escalada da socialização. Para que isso aconteça da maneira adequada, o período Sensório-motor precisa de muitos cuidados para ter seu desenvolvimento completado até mais ou menos os dois anos de idade.
É comum as crianças terem atrasos, já que quase sempre, nada é proposto como atividade para elas e tudo é feito como se a criança não pudesse realizar nenhuma tarefa. Na escola ela será solicitada a interagir com os demais, terá oportunidade de se alimentar, fazer os movimentos necessários para completar o grupo dos deslocamentos, que deverá estar completo no final deste período. Algumas coisas diferenciais surgem nessa fase, como por exemplo, a permanência do objeto (descoberta de Piaget que demonstra que antes desta permanência, tudo que saia do campo visual da criança não existia mais), grupo dos deslocamentos (a criança tem que saber ir, voltar, ficar no mesmo lugar e fazer rodeios). Parece simples mas não é. Por exemplo, uma criança se desloca até o mar e caminha pela orla; ao parar ela volta o olhar para cima, onde acha que encontrará seus familiares; não percebe o deslocamento que realizou, e por isso é tão fácil de se perder. Começa a entender os tamanhos (torres) e tantas outras descobertas. Piaget descreve essas e outras descobertas que fez sobre o desenvolvimento das crianças em um excelente livro que deveria ser conhecido de todos os que trabalham com elas: "O Nascimento da Inteligência da Criança".
Não é natural que a criança desenvolva todas as ações do grupo dos deslocamentos. Elas precisam ser provocadas, sob o risco de a criança ficar compartimentalizada se não forem propostas tarefas para esse desenvolvimento. A grande importância deste período é que, sobre ele, ocorrerá todo o desenvolvimento das fases seguintes (simbólico, intuitivo, concreto e abstrato) e se esta base não for bem feita, todas as outras podem ficar com lacunas.
Estamos falando em ESCOLA (com letras maiúsculas mesmo!), onde a criança vai fazer atividades, e não aquele lugar onde estará apenas dormindo e se alimentando. ATIVIDADE é o grande mote do desenvolvimento. A criança estará desenvolvendo a inteligência através dos movimentos (AÇÃO), linguagem, grandes movimentos e movimentos finos. E um período muito rico e flexível. Aos dois anos o ser humano já é o animal mais inteligente de toda a escala zoológica, mas temos que saber desenvolve-lo.
A vida moderna leva cada vez mais cedo as mães de volta a seus trabalhos após o nascimento de seus filhos e isso acarreta a procura da ESCOLA cada vez mais cedo também. As grandes exigências que os pais devem ter com relação a escola é quanto a formação das pessoas que estarão em contato com seus filhos, local agradável e metodologia de trabalho. Qual é a teoria que embasa a escola onde sua criança estará sendo recebida? Qual o planejamento que será proposto? Quanto mais jovens as crianças, dizia Piaget, maior deveria ser a formação dos que lidam com elas. Peça para ver um planejamento, verifique o material concreto que será utilizado pela criança. Brinquedos, ela já tem em casa. Na escola ela deverá ter materiais didáticos, todos bem objetivados e estruturados para desenvolver alguma coisa específica.
A criança precisa de ESCOLA, mas precisa de especialistas para lidar com ela. A época das grandes babás já ficou para trás, e agora estamos na era do conhecimento (século XXI). Por isso devemos expor as crianças a conhecimentos através de uma rigorosa formação dos que com ela vão lidar.
No ambiente escolar as crianças vão ter acesso a materiais bem diferenciados de seus brinquedos, manipular os livros, fazer experiências físicas (uso da água, cola, massinha, lápis, tintas, madeiras, papel, isopor, texturas, formas etc.). É o período das grandes experimentações, e sua criança é um cientista, experimentando o mundo que ainda não conhece.
BETA
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