Todos os jogos são pedagógicos, e é muito importante que as crianças joguem, diariamente, em suas escolas. O jogo tem o grande poder de formar o pensamento moral das crianças, desenvolvendo as regras. As crianças descobrem as regras, sua obediência e suas reformulações. Muitas vezes é mais importante para as crianças a discussão das regras do que mesmo jogar.
Quanto menores as crianças, mais simples as regras e mais rápido deverá ser o jogo. A medida em que vão se desenvolvendo, os jogos podem ser mais demorados e com maior complexidade de regras.
Os jogos para as crianças, em casa, devem ter uma função apenas lúdica. A parte pedagógica deve ser deixada a cargo das escolas.
Jogar com as crianças e adolescentes deve ser uma atividade privilegiada pelos pais. As crianças vão desenvolvendo a moral à medida que seguem as regras, que não enganam, não roubam e não acham que devem sempre vencer. É um longo caminho para chegarem a este patamar de desenvolvimento. Muitas vezes vemos adultos que não sabem perder e, no final dos jogos brigam, discutem e chegam a sentirem-se lesados pelos parceiros. Não tem a menor isenção no julgamento das ocorrências durante a partida. Nos jogos coletivos é ainda maior a insatisfação, pois um jogador culpa sempre o outro pelo fracasso ocorrido, mesmo quando esse não é o motivo da derrota.
Toda atividade pode ser transformada em jogo. Por exemplo, para uma criança Sensório-Motora de dois anos, quando você estabelece algo como: “quero ver quem vai até a caixa do jardim e volta aqui na mamãe?” , você criou uma regra e, portanto, um jogo Sensório-Motor. Desafiar as crianças é uma forma de jogar. No período Simbólico, que vai dos 2 anos até 4/5 anos, usar os jogos de faz de conta é um grande atrativo. As crianças gostam das bonecas, carrinhos, casinhas, estruturas de circo, postos de gasolina e tudo que represente a vida real. As crianças brincam de transformar da maneira que sua fantasia deseja. Pais, vocês devem sentar no chão e brincar. Vistam as bonecas, os heróis, andem com os carrinhos, trens, tratores e todos os objetos familiares às crianças. Deixem a imaginação ficar solta. No inicio deste período, usar fantasias é muito interessante. Quando já estão totalmente simbólicos fica dispensável. Usar roupas, sapatos adereços dos adultos como colares, sapatos, pasta de trabalho são coisas importantes para as crianças. Façam uma caixa com estes objetos que servirão como brinquedo, pois isso é muito mais agradável para as crianças do que muitos brinquedos estruturados. Ordene e oriente a brincadeira.
As crianças devem brincar sempre com outras crianças. O adulto deve sugerir e gerir a brincadeira, mas deve deixar o desenvolvimento por conta delas (as crianças). Os adolescentes chegam a fechar o quarto para evitar a interferência adulta. Se você não for um pai invasivo, ele não vai fechar as portas. Os adolescentes também precisam dos amigos. Piaget diz que não sabe o que vem primeiro: o individuo tendo necessidade do grupo ou o grupo tendo necessidade do individuo. Não se iludam com o computador complementando a relação através das redes. O contato pessoal é importante. Eles se empurram, se abraçam, se batem. São contatos sensório-motores necessários. Promova na sua casa encontro de seus filhos adolescentes para jogar com amigos. Você tem jogos em casa? Crie um cantinho para que eles joguem. Crie um pequeno “laboratório lúdico”.
Você pode criar em casa um mini-laboratorio para que as crianças façam misturas (a cozinha é ótima para isso), dividam objetos, remontem relógios quebrados, pesem objetos e substâncias, guardem substâncias como arroz, feijão e outros grãos em pequenas, médias e grandes latas ou caixas plásticas. São experiências físicas que eles podem experimentar. Estas experiências vão ajudar nas conservações (numero, substancia peso, volume etc.).
Jogos interessantes:
Separei aqui jogos de estratégia, atenção, aumento de vocabulário, conhecimentos e principalmente divertimento. São jogos que podem ser jogados em casa e nas escolas. Os professores devem retirar dos jogos ensinamentos para suas disciplinas e quando não conseguirem, lembrem que de qualquer forma a coisa mais importante estará sendo contemplada com o uso dos jogos: o desenvolvimento moral. No próximo trabalho para o blog, vou colocar jogos dirigidos diretamente à sala de aula.
1. Master
2. War
3. Senha
4. Dama
5. Xadrez Chinês
6. Quest
7. Jogo da Memória
8. Palavras Cruzadas
9. Jogo da Enciclopédia
10.Com que Letra
Um comentário:
Fui da geração "War", "detetive" e "banco imobilário" era um misto de prazer com estratégias mirabolantes, posto que não se discutisse às regras combinávamos o jogo. E assim noite a dentro... para além do jogo, sair do mimetismo, deixar fruir a discussão, a construção das novas idéias e sobretudo a troca de saberes dentro do grupo.
Prô Sônia
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