domingo, 18 de novembro de 2012

A Vida Pratica



O que você  tem feito pela vida pratica de seu filho? A vida pratica também deve ser ensinada, sempre com muito cuidado. Eles não sabem nada que acontece a volta deles em suas casas. Quem arruma a casa, lava a roupa, faz compras, cozinha, passa a roupa, entre tantas outras coisas. Observo sempre, com preocupação, que as crianças normalmente não têm obrigações em suas casas, vivendo como visitas. Isso não esta certo. As crianças são parte da comunidade e devem colaborar em tudo que já tenham condições de fazer. E como saber? Deixando que eles exercitem sob supervisão e fazendo as correções necessárias. Vejam todas as tarefas domesticas e dividam entre todos os membros da família, incorporando as crianças.
As crianças, via de regra, são tratadas como bibelôs da casa e, num determinado momento, veem seus pais ficarem irritados “com seus bebes inertes”, criados por eles mesmos e querendo que saibam fazer o que nunca foi ensinado. As crianças não podem ficar fora da sociedade, devendo participar como seres atuantes. Ir ao mercado é uma forma interessante de participação. Deixe eles saberem o que a família come e os preços dos alimentos, quais os produtos de limpeza, higiene, etc. Eles não sabem nem qual o sabonete que usam!. Recebem tudo pronto sem ter que tomar nenhuma decisão. As crianças tem como única função escolher os brinquedos que querem e não tem noção se a família pode ou não compra-los, já que tudo é resolvido sem que eles saibam como.
A cada fase do desenvolvimento as crianças já podem ter uma participação efetiva na vida familiar. Aos 3 / 4 anos já podem guardar seus brinquedos, organizar suas coisas a seu modo, mesmo que depois um  adulto faça a organização final. Mas por volta dos 7 anos, a criança já compreende quase tudo de sua casa e, o que não for solicitado, não vai ser aprendido e certamente não será realizado. Dar tarefas e educar para a vida é a única maneira de obter resultados nessa área, e tem que ser em família, porque a escola não trabalha essas situações praticamente nunca. Liste todas as tarefas da casa e veja que seus filhos, depois dos 7 anos, podem ajudar em quase tudo. Organizar as coisas, colocar a roupa na maquina de lavar, recolher a roupa suja, lavar uma louça entre outras tarefas. Quando isso não acontece, ficam os pais reclamando que as crianças deixam a roupa suja jogada no banheiro, a toalha molhada sobre a cama etc. Sabem porque isso acontece? Estas crianças são os "reizinhos" da casa e, não fazendo nada, não sabem o trabalho que estão dando a outros. Você sabe que as crianças podem fazer sua cama pela manhã? Podem ajudar a organizar o café da manha. Não subestime seu filho, até porque ele vai gostar de saber que você acredita nele.
Mostre a eles o quanto vocês gastam todos juntos: luz, gás, água e que tudo tem que ser pago para a sobrevivência da família. Você sabe que as crianças não tem noção de que a gasolina que o carro de vocês consome é paga? E que quando você desloca-se para leva-lo a algum lugar, gasta dinheiro?
Não dê mesada sem alguma responsabilidade. As crianças desde cedo devem aprender o que é uma remuneração. Mesmo que seja pouco, ele deve receber e aprender como gastar. Não reponha a mesada se ele gastou tudo de uma vez sem planejamento.
Ajude seu filho a conhecer o mundo em que vive, porque no final das contas, esse será o mundo dele.

Nenhum comentário: