segunda-feira, 29 de abril de 2013

Escola Bem Cedo

Quanto mais cedo as crianças forem para a escola, mais chances terão de desenvolvimento.  James Heckman, ganhador do Premio Nobel de economia de 2000, já assinalava através de estudos que realizou o efeito de programas sociais de educação e concluiu que o desenvolvimento da educação é crucial para o avanço de um país. Muito bom que isso seja dito por um economista, já que são as figuras mais ouvidas em nossa sociedade. Dito por um educador, parece algo utópico. Ele mostrou que o desempenho das crianças que começam mais cedo é melhor ao longo de sua jornada acadêmica. Então porque estamos esperando?

Vamos aos problemas. Não adianta colocar as crianças em depósitos escolares. Precisamos de planejamentos adequados para promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo delas. Precisamos de professores muito bem formados, e Piaget salientou que quanto mais jovens, melhores são os professores, pois conseguem uma grande influencia sobre seus alunos. Quando os jovens vindos de uma boa formação acadêmica chegam ao ensino médio já conseguem ser autodidatas, não necessitando que os professores os estimulem, como no caso de crianças do sensório motor e simbólico (1ano ate 3/4/5 anos).
As turmas devem ter numero bem reduzido para que cada criança receba uma atenção individualizada como acontece no método psicogenético criado pelo Prof. Lauro de Oliveira Lima.
O prédio deve ser pensado de forma que a criança se sinta acolhida, não devendo ter a forma fria como são concebidas as escolas atualmente. Criança precisa de acolhimento
Interessante que no Canada e na Finlândia, o gasto com os professores dessa etapa são os maiores de toda a educação básica. Nós não temos ainda a cultura de formação de professores e devemos passar a pensar logo para poder cumprir a determinação da lei que obriga os pais a matricularem seus filhos cada vez mais cedo nas escolas.
Já temos a parte legal, falta agora por em pratica ... e com qualidade.
Beta

Nenhum comentário: