Vamos aos problemas. Não adianta colocar as crianças em depósitos escolares. Precisamos de planejamentos adequados para promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo delas. Precisamos de professores muito bem formados, e Piaget salientou que quanto mais jovens, melhores são os professores, pois conseguem uma grande influencia sobre seus alunos. Quando os jovens vindos de uma boa formação acadêmica chegam ao ensino médio já conseguem ser autodidatas, não necessitando que os professores os estimulem, como no caso de crianças do sensório motor e simbólico (1ano ate 3/4/5 anos).
As turmas devem ter numero bem reduzido para que cada criança receba uma atenção individualizada como acontece no método psicogenético criado pelo Prof. Lauro de Oliveira Lima.
O prédio deve ser pensado de forma que a criança se sinta acolhida, não devendo ter a forma fria como são concebidas as escolas atualmente. Criança precisa de acolhimento
Interessante que no Canada e na Finlândia, o gasto com os professores dessa etapa são os maiores de toda a educação básica. Nós não temos ainda a cultura de formação de professores e devemos passar a pensar logo para poder cumprir a determinação da lei que obriga os pais a matricularem seus filhos cada vez mais cedo nas escolas.
Já temos a parte legal, falta agora por em pratica ... e com qualidade.
Beta
Nenhum comentário:
Postar um comentário