terça-feira, 26 de março de 2013

Escola e Trabalho


Há uma coisa que observo sempre e que me chama a atenção, que é a ligação feita entre Escola e Trabalho. Uma espécie de “ligação direta” que é aceita com naturalidade mas que não estou segura se é verdadeira, porque considero que a Escola deve ser totalmente lúdica, levando à criatividade, ao interesse pela pesquisa, ao desenvolvimento de estruturas que resultem na capacidade plena de ser inteligente. O trabalho, por sua vez, tem uma rigidez que não promove essas situações. 
Quando vemos na mídia o histórico de pessoas bem sucedidas, via de regra levanta-se se elas foram ou não “bem na escola”. A minha pergunta é: “as escolas, de uma forma geral, preparam o indivíduo para o trabalho?”. Creio que as escolas precisam achar sua posição dentro da sociedade, existindo como um campo neutro de desenvolvimento da inteligência e, em consequência disso, da criatividade. A profissionalização deveria ser um momento específico, na hora certa, quando seriam oferecidos cursos específicos para orientar ao trabalho. Embaralhar as coisas não resulta no melhor dos mundos nem para o desenvolvimento da inteligência nem para a formação para o trabalho.
Escola é outra coisa. Deveria ser um campo para pensar, porque só temos que ensinar a pensar. O conhecimento está no universo das crianças, que sabendo pensar, vão encontra-los. As mudanças no mundo de hoje são tão rápidas que, sempre que “ensinamos” alguma coisa, vemos que ela já está desatualizada em menos de seis meses (quando chega a isso). Qual a Química que devemos ensinar? E a Física? Já estamos vendo que nem a ortografia parece ter mais valor nas avaliações que são feitas. Para que aprender matérias “engessadas”? Vamos ensinar a LER e a PENSAR.
Entendo que a internet deva estar dentro das escolas, para que as crianças tenham nela um referencial para suas vidas. Os muros das escolas não podem estar fechados para o mundo lá fora, até porque as crianças de fato fazem parte desse mundo – e via de regra, em decorrência disso, estão mais bem informadas que seus professores.
O fato é que o Trabalho tem a preocupação de formar seus quadros e para isso é preciso que a escola ofereça pessoas inteligentes e criativas. Só dessa forma daremos o grande salto que o Brasil precisa e merece dar.

Nenhum comentário: