sábado, 23 de março de 2013

Heteronomia – REGRAS


Até que idade devemos dar ordens diretas às crianças? Essa é uma pergunta importante, porque serve de orientação para muitos pais. Seu filho pode ficar totalmente inseguro se você permite que ele decida o que ainda não tem condições de avaliar. Ou seja, dar autonomia sem condições para isso é uma excelente maneira de criar um problema onde não havia. No início do desenvolvimento, as crianças são ANOMICAS, ou seja, não entendem  as regras e portanto não tem ordem. Às vezes, os pais acham que a criança é teimosa, porque repete atos que já foram proibidos anteriormente. Não é nada disso: ela simplesmente não entendeu a proibição. Ela está voltada para aquela ação e vai repetir sem culpa.
Qual a forma de tirar a criança dessa centração? Leva-la a realizar outra ação. Este período pode ir até os 3 anos de idade, se a criança não tiver contatos sociais. O período seguinte é a HETERONOMIA, que traz as regras de fora sendo esse o tempo de aprender quais são as regras sociais e como devemos nos comportar. Os pais muitas vezes não entendem e deixam que as crianças decidam situações que elas não tem condições de avaliar. Ser firme e determinado nessas condições é muito importante.
Criar crianças seguras é um objetivo que deve ser perseguido. Observe o comportamento dos filhotes de animais e vejam como as mães os deixam, gradativamente, irem realizando tarefas. Deixe seu filho ir fazendo o que já consegue.
Criança não tem lógica, e compreender isso é fundamental. Não podemos querer transferir a nossa lógica adulta para os comportamentos infantis. Sempre que a criança irrita um adulto, devemos analisar qual o comportamento adulto foi frustrado, porque realmente a criança não quis agredir o adulto com seu comportamento (agressão é coisa de adulto).

Nenhum comentário: