Mostrando postagens com marcador regras. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador regras. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

BRINCAR


“O melhor brinquedo para uma criança é outra criança” J. Piaget

Quantos são os pais e professores que acreditam verdadeiramente nesta frase de Piaget?  É só observar as crianças no seu dia a dia para chegar a esta conclusão. Promover o encontro das crianças é fundamental. As crianças preferem ficar muito cansadas e continuar brincando. “O homem só é homem de fato quando brinca.” Friedrich Schiller
“As brincadeiras das crianças deveriam ser consideradas suas atividades mais sérias.” Montaigne
“Se queremos entender nossos filhos, precisamos entender suas brincadeiras.” Bettelheim
Levando em consideração estes autores devemos fornecer as crianças brinquedos e jogos que os encorajem e ajudem a usa-los e promovam a brincadeira entre eles. A criança deveria estar permanentemente brincando. É através das brincadeiras que as crianças a compreendem os diversos problemas da vida. O período simbólico inicia a fase dos jogos onde a criança brinca com o real e com os símbolos. Agora ela consegue fazer o faz-de-conta e não necessita de objetos reais para suas fantasias. Os heróis, as fadas, as princesas estão presentes no imaginário das crianças.
Brincando, as crianças aprendem que existem regras de sorte e de probabilidade e também regras de conduta que devem ser seguidas. Os jogos são de fundamental importância para que as crianças entendam como as regras funcionam. Somente com os jogos aprendem a ganhar e a perder. Somente os jogos vão ensinar e devemos ter muito cuidado para não enfatizar a vitória e sim o prazer do jogo.
Tudo serve de brincadeira para as crianças. A própria organização dos brinquedos e da casa pode ser uma grande diversão. Estimule as crianças a criarem seus próprios brinquedos e mais tarde aos 4; 5 anos a começarem a construir as regras das brincadeiras.

Não deixem de ter jogos de construção, quebra-cabeças e jogos de regra dos mais simples aos mais complexos.

sábado, 23 de março de 2013

Heteronomia – REGRAS


Até que idade devemos dar ordens diretas às crianças? Essa é uma pergunta importante, porque serve de orientação para muitos pais. Seu filho pode ficar totalmente inseguro se você permite que ele decida o que ainda não tem condições de avaliar. Ou seja, dar autonomia sem condições para isso é uma excelente maneira de criar um problema onde não havia. No início do desenvolvimento, as crianças são ANOMICAS, ou seja, não entendem  as regras e portanto não tem ordem. Às vezes, os pais acham que a criança é teimosa, porque repete atos que já foram proibidos anteriormente. Não é nada disso: ela simplesmente não entendeu a proibição. Ela está voltada para aquela ação e vai repetir sem culpa.
Qual a forma de tirar a criança dessa centração? Leva-la a realizar outra ação. Este período pode ir até os 3 anos de idade, se a criança não tiver contatos sociais. O período seguinte é a HETERONOMIA, que traz as regras de fora sendo esse o tempo de aprender quais são as regras sociais e como devemos nos comportar. Os pais muitas vezes não entendem e deixam que as crianças decidam situações que elas não tem condições de avaliar. Ser firme e determinado nessas condições é muito importante.
Criar crianças seguras é um objetivo que deve ser perseguido. Observe o comportamento dos filhotes de animais e vejam como as mães os deixam, gradativamente, irem realizando tarefas. Deixe seu filho ir fazendo o que já consegue.
Criança não tem lógica, e compreender isso é fundamental. Não podemos querer transferir a nossa lógica adulta para os comportamentos infantis. Sempre que a criança irrita um adulto, devemos analisar qual o comportamento adulto foi frustrado, porque realmente a criança não quis agredir o adulto com seu comportamento (agressão é coisa de adulto).