domingo, 16 de maio de 2010

Cooperação



Quanto mais maduro, mas rígido vai ficando o pensamento, e talvez seja por isso que os produtores desse filme tenham criado o personagem principal na figura de uma criança, usando toda a carga emocional para tanto. Sabemos que a colaboração que ela provoca nesse enredo seria impossível, já que essa condição só surge aos 10/11/12 anos de idade, aproximadamente. E ainda assim, é apenas a fase inicial. Mas o importante nesse filme é mostrar que a cooperação para a realização de uma ação vai beneficiar a todos, e portanto a figura da criança protagonizando o movimento fica na condição de uma aceitável licença poética, que atinge perfeitamente o objetivo dos idealizadores do clip.
É importante notar que, após a ação, todos se comunicam de forma a transmitir satisfação por terem participado da mesma, dando a entender que todos sabem que a o movimento foi de todos para todos. Nenhum deles esta pensando apenas em si.
Para Piaget, essa é a idéia de cooperação. Sendo a árvore a representação de qualquer problema que não podemos resolver sózinhos, a união de todos em torno da solução do problema é a chave para a superação.