sábado, 26 de junho de 2010

Dinâmica de Grupo em sala de aula


DINÂMICA DE GRUPO


A aula em DINÂMICA DE GRUPO é a forma moderna do professor organizar seu trabalho na sala de aula. Em dinâmica todos os alunos devem ter um papel, por isso todos são responsáveis por todos. Neste tipo de atividade estão sempre sendo avaliados e avaliando os companheiros e no final de todas as tarefas deve haver uma tomada de consciência sobre o que foi trabalhado, devendo resultar sempre em um relatório, cartaz, dramatização ou outra forma qualquer de demonstração do que foi trabalhado na atividade. Nesta forma de trabalho, o professor não é o centro das atenções passando este papel para a liderança que deve vir dos alunos e deve ser emergencial, isto é, a cada tempo surge um que após se destacar volta ao grupo para que outro aluno ganhe esta posição. O professor é como o técnico do time de futebol: não joga, deixa os alunos jogarem.
Vamos dar destaque para a técnica criada pelo Prof. Lauro de Oliveira Lima denominada PAINEL INTEGRADO, que caracteriza-se pela formação de pequenos grupos que depois de se reunirem, devem se reorganizar em nova formação, onde todos discutem com todos. P. ex. o grupo formado por 1,2,3 – outro 1,2,3 e um terceiro 1.2.3 discute determinado tema ou assunto. Depois, num segundo momento, o professor organiza outros grupos com o formato: 1,1,1 – 2,2,2 e 3,3,3. Logo todos os grupos discutem ouvindo todos os companheiros.
As salas devem estar sempre equipadas com cadeiras ou mesas coletivas de trabalho e devem facilitar as formações em círculos. O circulo deve ser perfeito, de forma que todos vejam todos. Nessa técnica não deve ficar ninguém atrás dos outros. Não tem sentido numa sala de aula os alunos uns atrás dos outros e o professor na frente ao quadro verde. O professor deve ter mobilidade de circular pela sala de forma que consiga ver todos os alunos, nunca dando as costas para o grupo. O professor deve ouvir todas as discussões e opiniões colocadas pelos alunos ficando a seu encargo anotar as dúvidas que surgirem e as conclusões tiradas pelos grupos.
A DINÂMICA DE GRUPO requer que o professor saiba elaborar muito bem situações problemas sobre a matéria para que sejam resolvidas nos grupos. Deve também estudar para usar técnicas diferenciadas para cada aula. DINÂMICA DE GRUPO é uma técnica didática difícil de aplicar, e por isso é preocupante quando vemos a aplicação de algumas caricaturas da mesma, onde o professor não faz nada e deixa os alunos soltos. Não é assim. DINÂMICA DE GRUPO requer uma atividade altamente dirigida, com técnicas ativas e avaliações permanentes. Muitas anotações devem surgir ao final de cada aula. Em DINÂMICA DE GRUPO não se deve deixar para fazer uma avaliação final: ela requer uma avaliação constante, em cada aula.
Outra característica fundamental é a formação do professor, que tem que ser segura, pois surgem muitas dúvidas e questionamentos que numa aula expositiva não acontecem por falta de oportunidade de expressão por parte dos alunos.
Sugiro aos que se interessem pelo tema, a leitura do livro do Professor Lauro de Oliveira Lima “DINÂMICA DE GRUPO”, Editora Vozes

Nenhum comentário: