quinta-feira, 24 de junho de 2010

Perguntas aos Pais


Perguntas para os Pais
É normal que a gente considere inteligência algo inato. Algo que vem de pais para filhos, que surge de repente e sem explicação. Isso não é verdade. Na realidade, desenvolver a inteligência é um processo que requer cuidados e conhecimento para que as coisas aconteçam na sua hora, no tempo da criança. E o que é mais interessante: há um tempo possível para se fazer isso, caso contrário as estruturas mentais atingem seu nível de maturação e os processos de desenvolvimento são paralisados. Isso acontece, mais ou menos, entre os 16 e os 18 anos. A partir daí, a pessoa pode desenvolver outras habilidades, sempre compatíveis com o seu nível de desenvolvimento mental.
Essa é a preocupação da Chave do Tamanho. Oferecer condições para que as crianças e adolescentes atinjam seu nível mental mais alto, sendo capazes de conviver com um mundo em alta rotação, constante mutação e desafiador ao extremo.
Apenas para você ter consciência do seu nível de conhecimento sobre o assunto, verifique se consegue responder às perguntas abaixo.

1) Quando você diz que seu filho é inteligente, está se baseando no quê?
2) A criança, em determinado momento, apresenta comportamentos típicos de um determinado nível mental. Você sabe que é possível desenvolver seu filho para que alcance o mais alto nível mental ao longo de seu processo educacional?
3) Como as crianças desenvolvem a Inteligência?
4) Até que idade, segundo Piaget, a inteligência cognitiva pode ser desenvolvida?
5) Qual a importância da Dinâmica de Grupo para o desenvolvimento da criança?
6) Como você acha que a criança aprende?
7) O que é uma escola piagetiana?
8) Quando deve ocorrer a alfabetização?
9) Se você fosse alfabetizar seu filho, como faria isso?
10) E o pensamento? Quando surge na criança?

Nenhum comentário: