“O melhor brinquedo para uma criança é outra criança” J. Piaget
Quantos são os pais e professores que acreditam
verdadeiramente nesta frase de Piaget? É
só observar as crianças no seu dia a dia para chegar a esta conclusão. Promover
o encontro das crianças é fundamental. As crianças preferem ficar muito
cansadas e continuar brincando. “O homem só é homem de fato quando brinca.”
Friedrich Schiller
“As brincadeiras das crianças deveriam ser consideradas suas
atividades mais sérias.” Montaigne
“Se queremos entender nossos filhos, precisamos entender
suas brincadeiras.” Bettelheim
Levando em consideração estes autores devemos fornecer as
crianças brinquedos e jogos que os encorajem e ajudem a usa-los e promovam a
brincadeira entre eles. A criança deveria estar permanentemente brincando. É
através das brincadeiras que as crianças a compreendem os diversos problemas da
vida. O período simbólico inicia a fase dos jogos onde a criança brinca com o
real e com os símbolos. Agora ela consegue fazer o faz-de-conta e não necessita
de objetos reais para suas fantasias. Os heróis, as fadas, as princesas estão
presentes no imaginário das crianças.
Brincando, as crianças aprendem que existem regras de sorte
e de probabilidade e também regras de conduta que devem ser seguidas. Os jogos
são de fundamental importância para que as crianças entendam como as regras
funcionam. Somente com os jogos aprendem a ganhar e a perder. Somente os jogos
vão ensinar e devemos ter muito cuidado para não enfatizar a vitória e sim o
prazer do jogo.
Tudo serve de brincadeira para as crianças. A própria
organização dos brinquedos e da casa pode ser uma grande diversão. Estimule as
crianças a criarem seus próprios brinquedos e mais tarde aos 4; 5 anos a começarem
a construir as regras das brincadeiras.
Não deixem de ter jogos de construção, quebra-cabeças e
jogos de regra dos mais simples aos mais complexos.
